Faz doer a conclusão preliminar do relatório sobre a causa da queda, a 29 de Novembro, na Namíbia, do avião TM 470 das LAM. Aqui e aqui.
Adenda às 06:56: se se confirmar a conclusão preliminar, um enorme esforço deverá ser feito para evitar a estigmatização.
Adenda 2 às 06:59: mas as dúvidas subsistem. Por exemplo, eis o comentário de Tomás Queface: "Um suicídio implicaria um embate frontal, o que não coincide com a imagem, que dá a entender a intenção de uma aterragem forçada. Porque a LAM não divulga o teor da conversa com o comandante antes da queda?"
Adenda 3 às 08:10: a conclusão preliminar do relatório (caso esteja certa) e a dúvida do Tomás (caso seja lícita) podem não excluir-se. Na verdade, a "clara intenção" mencionada pelo "@Verdade" pode ter sido anulada quando o avião estava já próximo do solo, tentando o piloto retomar desesperadamente a altitude perdida, daí a hipótese da "aterragem forçada".
Adenda 4 às 08:14: várias perguntas podem e devem ser feitas. Por exemplo: (1) Qual a prova ou quais as provas de que era o comandante que estava dentro do cockpit?; (2) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante se encontrava sozinho no cockpit?; (3) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante teve a clara intenção de dirigir o avião contra o solo?; (4) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante não se encontrava em boas condições psíquicas, a ponto de tomar uma decisão tão trágica?
Adenda 5 às 08:24: confira aqui e aqui.
Adenda 6 às 19:36: "A razão para todas estas operações é desconhecida, a investigação prossegue" - comandante João Abreu das LAM, a propósito da "clara intenção" de fazer o aparelho cair, registo há momentos no jornal das 19:30 da "Rádio Moçambique".
Adenda 7 às 19:39: "A pessoa é um mistério", "No desespero a pessoa pode não querer morrer sozinha" - padre Agostinho, psicólogo de serviço no Hospital Central de Maputo, ouvido pela "Rádio Moçambique" a propósito do possível "suicídio" provocado pelo comandante da aeronave. Minha observação: este psicólogo devia ser mais psicologicamente cauteloso.
Adenda 8 às 20:07: ouvido pela estação televisiva "STV" no jornal da noite das 20 horas, o advogado Abdul Gani afirmou que pode ter havido negligência na escala do comandante do avião, pois corria à boca cheia na cidade [sic] que lhe tinha morrido um filho. Minha observação: confira aqui.
Adenda às 06:56: se se confirmar a conclusão preliminar, um enorme esforço deverá ser feito para evitar a estigmatização.
Adenda 2 às 06:59: mas as dúvidas subsistem. Por exemplo, eis o comentário de Tomás Queface: "Um suicídio implicaria um embate frontal, o que não coincide com a imagem, que dá a entender a intenção de uma aterragem forçada. Porque a LAM não divulga o teor da conversa com o comandante antes da queda?"
Adenda 3 às 08:10: a conclusão preliminar do relatório (caso esteja certa) e a dúvida do Tomás (caso seja lícita) podem não excluir-se. Na verdade, a "clara intenção" mencionada pelo "@Verdade" pode ter sido anulada quando o avião estava já próximo do solo, tentando o piloto retomar desesperadamente a altitude perdida, daí a hipótese da "aterragem forçada".
Adenda 4 às 08:14: várias perguntas podem e devem ser feitas. Por exemplo: (1) Qual a prova ou quais as provas de que era o comandante que estava dentro do cockpit?; (2) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante se encontrava sozinho no cockpit?; (3) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante teve a clara intenção de dirigir o avião contra o solo?; (4) Qual a prova ou quais as provas de que o comandante não se encontrava em boas condições psíquicas, a ponto de tomar uma decisão tão trágica?
Adenda 5 às 08:24: confira aqui e aqui.
Adenda 6 às 19:36: "A razão para todas estas operações é desconhecida, a investigação prossegue" - comandante João Abreu das LAM, a propósito da "clara intenção" de fazer o aparelho cair, registo há momentos no jornal das 19:30 da "Rádio Moçambique".
Adenda 7 às 19:39: "A pessoa é um mistério", "No desespero a pessoa pode não querer morrer sozinha" - padre Agostinho, psicólogo de serviço no Hospital Central de Maputo, ouvido pela "Rádio Moçambique" a propósito do possível "suicídio" provocado pelo comandante da aeronave. Minha observação: este psicólogo devia ser mais psicologicamente cauteloso.
Adenda 8 às 20:07: ouvido pela estação televisiva "STV" no jornal da noite das 20 horas, o advogado Abdul Gani afirmou que pode ter havido negligência na escala do comandante do avião, pois corria à boca cheia na cidade [sic] que lhe tinha morrido um filho. Minha observação: confira aqui.
6 comentários:
Tenho sérias dificuldades em postar os meus comentários neste Diário. Não quero pôr em causa o relatório preliminar das LAM, até porque precisaria de apresentar uma perícia individualizada para confrontar o aludido relatório. Como ser pensante e com direito a alguma caturrice, sou também obrigado a levantar algumas suspeitas que nascem do facto de que as conclusões preliminares terem sido antes divulgadas na Internet por “especialistas do boato”, e dos peritos de “copy + paste“ (estes autênticos matadouros humanos de que muitas vezes o Professor faz referência neste Diário). Sempre que faltem provas plausíveis é normal que haja um manto de especulações. A meu ver, a LAM têm a obrigação de divulgar a conversa do cockipt entre o comandante e o co-piloto. Caso contrário, inclino-me na explicação de provável “bode expiatório” contra o piloto (paz à sua alma), ilibando a companhia de bandeira nacional da responsabilidade e até mesmo do “frunco” da insegurança. Disse.
Zicomo
Ha muita informacao que foi chegando de fontes distintas lancando as mais diferentes interpretacoes sobre o assunto. Com esta revelacao, ha gente seria com tendencias cataventais de convergir o assunto na figura do comandante. Recordar o que esse mesmo comandante Abreu dizia a respeito do finado: "o melhor, dentre os melhores". Tal era a intimidade - vi-o a chorar ante as cameras da TV - que quando assim e, os seres humanos partilham sentimentos, zangas ou frustracoes pessoais. Houvesse o que o houvesse na vida pessoal do comandante, isso nao seria suficiente para o requinte do eventual suicidio. Tem de haver um factor adicional. E esse esta na propria LAM.
Por essa razao, se eu fosse o sr. Armando Emilio Guebuza, nomeava imediatamente uma Comissao para reestruturar aquela empresa do topo a base, em todas componentes: humana, financeira, imagem, seguranca, catering, manutencao e ate, exames psicotecnicos, psicologicos que passariam a ser obrigatorios, periodicos e com direito a despedimento compulsivo a quem se recusasse a faze-los. E traria alguem de fora de Mocambique, idoneo, e nao contaminado pelo status-quo actual.
Era o que faria, visto que nao gosto de perder tempo com retorica e desculpas que nunca nos levam a lado algum. Normalmente, aqueles que sempre recorrem de desculpas para se justificar aos outros, nao sabem fazer mais do desculpas.
Cumps
E o Engenheiro de voo onde estava? Nos lavabos também?
É que as teorias de segurança defendem sempre a regra dos quatro olhos e tanto quanto se sabe a cabine de pilotagem dos aviões é normalmente (obrigatoriamente?) povoada por 3 pessoas, acredito que para assegurar permanentemente a observância da regra dos 4 olhos.
O relatório preliminar é demasiado simplista e para ser concludente deve ser suportado por provas e não apenas pelas interpretações do Sr Abreu sobre as evidências. E se foi suicídio em que ambiente envolvente trabalhava o falecido Hermínio? Que voos efectuou nos dias imediatamente anteriores, com quem é sobre o que falou no serviço, que potenciais ameaças existiam ao nível laboral? Etc,etc.
Temos testemunhado muita incompetência ao serviço do público, precisamos que esta tendência seja modificada. O que sabem o C Jeque e a M Manave de aviação, Srs do governo? Gerir uma empresa de transporte aéreo não pode ser equiparável à gestão de uma companhia chazeira qualquer do Gurue..
In India, the largest democracy in the world, when there is a train disaster with important loss of lives the transport Minister resigns, the next day.
Has the transport Minister of Mozambique considered resignation after the recent tragic accident of LAM's plane in Namibia ?
Why is it that in Mozambique no one ever resigns ?
Accountability? Our ministres are miles above such a thing. All they need is to exercize loyality, not competence
Estando o foco na tese de suicídio e havendo 32 inocentes perecidos não é mais apropriado considerar-se que se tratou de homicídio? Não é essa a tipificação do evento em que um ser humano transportando explosivos sem próprio corpo os detona deliberadamente no meio de uma multidão? A confirmarem-se as constatações preliminares a única diferença do Comandante com o bombista suicida é que em vez de bombas ele trazia "vestidas" toneladas de aço e combustível e, em cativeiro, transportava as suas vítimas.
Mas quais seriam as razões? Doença mental, atentado terrorista contra Moçambique?
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