Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
05 janeiro 2013
Vila Algarve será museu
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Boa iniciativa. Mais do que o restauro, seria bom cavar a fundo sobre o conteúdo do futuro Museu. Porque a Resistência ao Regime Colonial Português estende-se para além de entrevistas a meia dúzia de compadres. A resistência ao regime envolve o povo e muitos heróis inominados, muitos;Os libertadores não são só aqueles que recebem casas durante as campanhas aerotransportadas.
PS:
Temos no país um Ministério das Obras Públicas cujas funções, acredito, incluem a padronização e engenharia das estruturas públicas de acordo com seu fim. No entanto, vemos o Ministério da Educação a gerir obras, orçamentos e empreitadas para escolas, o Ministério da Saúde com departamentos de Engenharia para a construção de hospitais, o Ministério da Mulher a reabilitar as suas instalações e construir infantários e centros de apoio a terceira idade, o das Pescas a fazer Portos, o Ministério da Agricultura a lançar concursos para a construção do seu edifício, agora o Ministério dos Combatentes a contratar um consultor que elabore o projecto executivo para o restauro da Vila Algarve, etc, etc.
A minha pergunta é: O que é que são Obras Públicas? Estradas e Pontes (agora quase todas concessionadas)?
As casas do Intaca cujo retorno vai para a China?
Falta agora saber quanto tempo vai durar o processo. E o que se fará ao Museu da Revolução?
Enviar um comentário