Quarto número da série.
Carlos Serra: Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique - onde, quando e como surgiu?
Régio Conrado: (término da resposta à primeira questão) Os pensadores que escolhemos como base das nossas leituras eram Marx e Engels, e todos os seus partidários, porque compreendemos que a reflexão marxista é que era a alternativa para nos salvarmos do embrutecimento de que éramos alvo. Entrementes, a Liga surge como negação da estruturação estruturante e manipulante, da lavagem cerebral ainda que latente, surge ainda como contracultura de universidade que quase expulsou o pensamento diferente e crítico. Em geral surge da necessidade que esses estudantes sentiram de repensar a realidade não por meio do caminho feito, mas de caminhos que cada um pode escolher como o mais aceitável e também porque somos adeptos do marxismo não como doutrina acabada mas como um forma de pensar a realidade de uma forma mais crítica e aberta.
Carlos Serra: Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique - onde, quando e como surgiu?
Régio Conrado: (término da resposta à primeira questão) Os pensadores que escolhemos como base das nossas leituras eram Marx e Engels, e todos os seus partidários, porque compreendemos que a reflexão marxista é que era a alternativa para nos salvarmos do embrutecimento de que éramos alvo. Entrementes, a Liga surge como negação da estruturação estruturante e manipulante, da lavagem cerebral ainda que latente, surge ainda como contracultura de universidade que quase expulsou o pensamento diferente e crítico. Em geral surge da necessidade que esses estudantes sentiram de repensar a realidade não por meio do caminho feito, mas de caminhos que cada um pode escolher como o mais aceitável e também porque somos adeptos do marxismo não como doutrina acabada mas como um forma de pensar a realidade de uma forma mais crítica e aberta.
(continua)
7 comentários:
Acho que este jovem esta meio equivocado, ou nao conhece a historia do país e das ideias comunistas, ou lhe contaram outra. Quem sempre combateu outras ideias através de todos os meios (quiema de literatura que escrevia diferente) incluindo os violentos (queima de pessoas que pensavam diferente) foram os comunistas. Em Moçambique, na Russia, na China e noutros cantos há muitos exemplos, onde pessoas intituladas de comunistas combateram acerrimamente e com toda a força do poder outras ideias e outras vontades, incluindo as igrejas (onde hoje estes anti religiosos, são os maiores frequentadores - será para lavarem os pecados?). E ele que afirma que está sendo alvo de "embrutecimento" e de "lavagem cerebral" na UEM, pelo menos tem acesso, aqui fora a outras ideias, através de várias fontes. Tem a possiblidade de associação, os que os comunistas nunca deram a outras ideias...
Eu até acho interessante termos este tipo de organizações. Mostra que o neoliberalismo de que eles tanto se queixam é mesmo isso: liberalismo, e novo, porque permite a diversidade, a discussão, a oportunidade, ao contrario que sempre foram os comunistas pelo mundo fora! Mas temo que elas não aguentem o debate, e a sua forma de sobreviver seja de procurar eliminar as outras formas de pensar, como já houveram experiencias. Mas pela pluralidade de ideias eles são bem vindos...
Já agora: quantos elementos tem esta organização?
Agora pergunta-se: Nao será que esta organização é formada por um conjunto de jovens que procuram encontrar o que muitos nao estao encontrando? Um lugar à sombra? Afinal há muitos problemas em Maputo e em Moçambique que precisam ser resolvidos e parece que ninguem está preocupado em os resolver e menos a camada politica (que está preocupada com os seus salarios, segundo um deputado famoso e rico). Um deles é o do emprego (digno) para os jovens...
Nome: bitone felisberto
De um leitor que me escreveu via "contact me":
"Email: bitonefelisbertoviagem5@gmail.com
Message:
Bom primeiramente e de poder comprimentar-vos e de poder lisonjear esta nobre entrevista aqui nos ostentada sobretudo as respotas realcadas pela liga dos estudantes comunista. E deste meu comentaerio gostaria de poder entender quando de facto a liga afirma que a sua geneses ou seja a sua origem parte da sua negacao da estruturacao e manipulante da lavagem cerebral ainda que latente, surge ainda como conracultura da universidade que quase expulsuo o pensamento diferente e critico. E ainda gostaria de convosco poder analisar qual sera o impacto da vossa ideologia comunista fora do dominio universitario sobre tudo na politica domestica .E tambem gostaria de poder saber de vois como actores que pretendem reemergir a ideologia comunista considerada essa a fase mais elevada do socialismo, a essencia da doutina truman quando de facto afirma que e preciso abalar de todas as formas o comunismo pois as suas intencoes sao bizarros. E tambem de poder entender a essencia da tese de fukuyama '' o fim da historia '' quando afirma que o fim da historia emerge com o fim da guerra firi com a vitoria do capitalismo liberal e que de facto isso condicionou com a transicao de alguns paises pertecentes ao estados perifericos do socialismo ao capitalismo e temos como exemplo mocambique apesa de que tivemos alguns paises perifericos que mantiveram a ideologia comunista como libia antes da primavera. E por fim gostaria de poder entender a traves da tese do fukuyama se sera que a vossa ideologia nao a fectara o comprimisso de mocambique com o ocidente."
Parece que está a haver uma certa confusão entre Comunismo e aquilo que Eric Arthur Blair (George Orwell)descreve nos seus livros Animal Farm/O Triunfo dos Porcos e 1984. O triunfo dos porcos foi o que nós e outros povos tivemos.
Cientificamente ninguém ainda demonstrou o desacerto do Marxismo.
Acho uma coisa interessante tanto anticomunismo nos posts da coleção. O Reagan e o Bush eram democratas, "né"? As liberdades eram tão fortes que os povos afegão e iraquiano pagam bem a factura da liberdade "né"?
E ja alguem demonstrou cientificamente o desacerto do "Mein Kampf"? Leia a opiniao de Jose Forjaz, um insuspeito intelectual mocambicano, no livro-entrevista de Antonio Cabrita, Sr. Nachingweya...O problema e que as pessoas e os seus medos e aspiracoes sociais sao materiais e practicos. E nao meras divagacoes teoricas de banco de escola.
Esse e que o dilema de todos NOS afinal, encontrar um ponto de apoio numa humanidade permanentemente desequilibrada.
Disse.
No "Mein Kampf" falta, em minha opinião, acerto.
Nem me ocorreria comparar Marx e Hitler.
Vou procurar a opinião do Sr José Forjaz, obrigado. Qual é o título do livro do Sr Antonio Cabrita?
JOSE FORJAZ a paixao do intangivel, uma poetica do espaco. Ver pag. 19 em resposta a insinuacao: "Nao quer ser moralista..." de Cabrita.
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