10 junho 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (3)

Terceiro número da série.
Carlos Serra: Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique - onde, quando e como surgiu?
Régio Conrado: (continuidade da resposta à primeira questão) Isto mostra claramente que o fundo das disciplinas e conteúdos nao era formar seres ou entes pensantes, críticos, autonomos, defensores de alternativas, mas máquinas para responder ao sistema ou mesmo para manter o status quo ante. E por via disso formar-se-iam súbditos e não cidadãos. E como estudantes que vinham para a Universidade não para fazer o curso e irem ser empregados ou máquinas de trabalho, notámos que umas das formas mais viáveis de nos salvarmos desse "terrorrismo" intelectual ou cognitivo era encontrar fora da Faculdade intrumentos de emancipação. Aí começaram as sessões de leituras extra-curriculares (resposta ainda não concluída, CS).
(continua)

6 comentários:

nachingweya disse...

Muitos de nós tem pavor do comunismo porque nas nossas memórias se encontra associado a fome, reeducações, arbitratiedades e redução da liberdade individual. O comunismo só é possível a partir de um certo estágio de desenvolvimento que, infelizmente, nem a própria Russia atingiu. Sociedades como as escandinavas estão mais próximas desse ideal de igualdade nos direitos e igualdade nos deveres. O comunismo pressupõe elevação individual que conduz a uma elevação social.

ricardo disse...

Sr. Nachingweya. Ha uma coisa que os comunistas nunca conseguirao esclarecer ao mais leigo dos cidadaos. Porque defendem isto:

"...De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades (Karl Marx)..."

E ao mesmo tempo perseguem, prendem e ate executam sem presuncao de inocencia quem acredita nisto:

"...E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe (Mateus 25-15)..."

Digam-me V.Excia em que se diferenciam ambas ideias?

Outra coisa que os comunistas nunca conseguirao esclarecer a um neo-liberal como eu e a exequibilidade do que propoem como modelo de sociedade "...Na fase superior da sociedade comunista, quando houver desaparecido a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho e, com ela, o contraste entre o trabalho intelectual e o trabalho manual; quando o trabalho não for somente um meio de vida, mas a primeira necessidade vital; quando, com o desenvolvimento dos indivíduos em todos os seus aspectos, crescerem também as forças produtivas e jorrarem em caudais os mananciais da riqueza coletiva, só então será possível ultrapassar-se totalmente o estreito horizonte do direito burguês e a sociedade poderá inscrever em suas bandeiras: De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades..."

Conhecida que e apetencia dos seres humanos (uns mais do que outros) para a ganancia ou mesmo sobrevivencia. Contrariando ate, o Principio da Escassez de Recursos que e a base da Economia.

Ou seja, o que nos propoe o comunismo, e afinal o mesmo que nos propoem as crencas monoteistas com uma vida no Paraiso celeste apos a morte - sublinho, MORTE. Ou seja, uma fabrica de sonhos inalcancaveis, como diria o PR (mesmo que eu nao seja fa dos seus ditos).

Por isso, inevitavelmente, todos os projectos comunistas comecam sempre cheios de promessas, mas depois acabam na divisao igualitaria de todas as nossas miserias.

E isso, acho que e um defeito de fabrica...

E para terminar, indo ao famoso "...pensamento formatado..." que Regio Conrado se refere na sua entrevista. Sera que todos os que nao afinam no diapasao comunista sao idiotas ou insensiveis as desiguldades sociais do sistema actual? Acha que nao temos propostas alternativas? Os paises nordicos a que se referiu sao anti-capital? De que modo?

Obrigado pela atencao.

Salvador Langa disse...

Ora aqui está uma clara bandeira de cruzado em luta contra demónios, não interessa o que está a ser dito interessa sim os demónios made in Ricardo. E depois não foi já muito comunista para a câmara de gás em nome da "liberdade" como num destes dias aqui escreveu o Matsombe? E nesta coisinha de "talentos", "É ou não é?"

Marta disse...

Mas mas mas, não é em nome da liberdade e da democracia que democratas de países poderosos mandam matar milhares de inocentes???? Ai os comunistas comilões de criancinhas...

ricardo disse...

Porque tanto lhe pertubam os demonios dos outros, sr. Langa? Sera por eles vos parecerem "marxistas", "niilistas" ou "foquistas"?

Comente a vontade, meu caro.

Aboo Patel disse...

Pobres estudantes, nao sabem no q estao se metendo...