25 junho 2012

Poder de persuasão dos SMS (8)

Oitavo número da série, baseada neste tema aqui. Termino o terceiro ponto do sumário proposto aqui. 3. Efeito retroactivo: Escrevi no número anterior que os criadores do sms aqui em causa procuraram agir sobre vivências do passado e criar nos destinatários um quadro de contaminação sensorial imediata, instintiva. Falo do efeito retroactivo. Retroactivo em relação a quê? Em relação aos levantes populares ocorridos na cidade de Maputo em Fevereiro de 2008 e Setembro de 2010. O projecto residia provavelmente em levar os destinatários do sms à crença imediata e irremediável de que "se antes aconteceu então de novo vai acontecer, nada a fazer". É como se estivessemos, afinal, diante de uma profecia autorealizável. Se não se importam, prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

E como eles arranjaram os números?

nachingweya disse...

É como se utiliza em outros fóruns e de forma recorrente o medo rectroactivo da guerra civil.

PS: Numa situação de medo o cidadão torna-se ele mesmo o mensageiro destes smss na sua tentativa de confirmar e prevenir concidadãos. Por isso penso ser praticamente impossível o rastreio dessas mensagens