01 agosto 2010

Wikileaks

Há dias, um portal colocou à consulta pública quase 92 mil relatórios secretos norte-americanos mostrando as contradições da guerra contra os talibãs no Afeganistão. Esse portal chama-se Wikileaks, que o seu criador, o australiano Julian Assanje, disse ser "a primeira agência dos serviços secretos do povo". Portal parcialmente em português aqui.

4 comentários:

Abdul Karim disse...

Cool Julian,

ricardo disse...

Eis um dos beneficios da sociedade de informacao...

Hoje, nenhum regime ou sistema politico, por mais hermetico que seja esta a vontade para impor o seu querer.

Incluindo o "Big Brother"!

ricardo disse...

Entretanto...

"...Dois países do Golfo Árabe anunciaram a proibição de algumas funções do telefone celeular Blackberry, alegando razões de segurança.
Os Emirados Árabes Unidos vão bloquear o envio de e-mails, o acesso à internet e o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.
A Arábia Saudita vai proibir o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.
Os dois países demonstraram irritação por não poder monitorar este tipo de comunicação entre os aparelhos.
Isso ocorre porque as mensagens enviadas de um Blackberry para o outro são automaticamente codificadas e enviadas para servidores fora dos países.
O envio de mensagens será proibido na Arábia Saudita ainda neste mês, enquanto que as proibições entram em vigor nos Emirados Árabes Unidos a partir de outubro.
Abdulrahman Mazi, membro da diretoria da Saudi Telecom – controlada pelo Estado – admitiu que com a proibição, o governo saudita pretende pressionar a proprietária canadense da Blackberry, Reasearch in Motion (RIM), a liberar dados das comunicações entre os usuários, “quando necessário”.
O orgão regulador de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos, a TRA, afirmou que a recusa da RIM em cumprir com as leis locais levantou “preocupações judiciais, sociais e nacionais”.
A RIM ainda não comentou a questão.
Estima-se que haja 500 mil usuários de Blackberry nos Emirados Árabes e 400 mil na Arábia Saudita.
“Sem censura”
A TRA informou que alguns serviços do Blackberry serão suspensos a partir do dia 11 de outubro, “até que uma solução compatível com as leis locais seja encontrada”.
“É uma decisão final, mas continuamos as discussões com eles”, disse o diretor-geral da TRA, Mohammed al-Ghanem.
“Não tem nada a ver com censura. Estamos falando de uma suspensão devida ao não cumprimento das regulamentações de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos.”
A suspensão ocorre depois de uma suposta tentativa da TRA de instalar “programas espiões” nos aparelhos Blackberry no país.
Em 2007, a RIM recusou à TRA acesso aos códigos das redes codificadas do aparelho, para que o órgão pudesse monitorar e-mails e outros dados enviados por Blackberry.
Demonstração de poder?
A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras, que monitora a liberdade de imprensa, disse à BBC na semana passada que, enquanto os Emirados Árabes Unidos desempenham “um papel de liderança tecnológica no mundo árabe”, eles também contam com “leis repressoras” e uma “tendência geral de vigilância intensa”.
O repórter de negócios da BBC no Oriente Médio Ben Thompson disse que a ameaça dos Emirados Árabes parece ser uma tentativa de obter concessões da RIM.
“Muitos aqui vêem a medida como uma demonstração de poder das autoridades dos Emirados Árabes – uma tentativa de forçar a RIM a passar os códigos de segurança ou perder um lucrativo mercado”, disse ele.
A Índia também demonstrou preocupações com segurança em relação aos serviços do Blackberry, afirmando que eles poderiam ser usados por militantes de grupos ilegais..."

O sistema comeca a contra-atacar...

Abdul Karim disse...

Naturalmente,

E podem ate ter a sua Razao, o nivel de confianca do mundo entre si, nao 'e dos melhores, o antecessor do "Big Brother" nao deixou saudades,

Restabelecer a confianca vai levar o seu tempo.