01 julho 2010

Produção de jogadores de futebol (1)


O mundial de futebol que decorre na África do Sul junta milhões de pessoas em torno do espectáculo e, especialmente, em torno das estrelas. Em cada um de nós habita, regra geral, a reverência pasmada e sistemática pelas estrelas, pelos Drogbas, pelos Messis, pelos Bobinhos, pelos Cristianos, etc., pessoas que julgamos ser portadoras de um dom natural, raro. Estamos convencidos de que são essas pessoas extraordinárias que fazem ganhar as suas equipas.
É mais difícil acreditar que não nascemos jogadores de futebol, mas que nos tornamos nisso. Mais: que o jogador de futebol é hoje uma mera mercadoria, produzida em série como se produzem celulares ou carros. O clube é uma fábrica de jogadores. Imagem retirada daqui.
(continua)
Adenda às 9:34: a propósito de futebol, leia um trabalho de Borges Nhamirre com o título "O bom exemplo que vem da Nigéria", aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

PROF.
Bonito tema.
So para recordar a muitos que estao admirados com o perfomance do GANA.
A maior parte dos jogadores GANENSES foram CAMPEOES MUNDIAS SUB 20, defrontaram o MESSI na altura, e tiveram uma grande prestacao no CAN.
Portanto devemos ter nos grandes clubes a formacao (Escolas de jogadores Infantis, Juvinis...).
PS. Concordo plenamente com a supencao da Nigeria pelo seu Presidente(reorganizar a federacao e o proprio futebol de la).
Quem me dera se o nosso GOVERNO suspendesse a FEDERACAO DE HOQUEI(ALGUEM JA OUVIU FALAR DE CAMPEONATO DE HOQUEI NACIONAL) e muitas outras modalidades e queriamos organizar o CAMPEONATO MUNDIAL
MARIO LITHURI

Anónimo disse...

Defacto.

A diferenca entre nos e a nigeria eh que, a fideracao nigeriana nao eh seria, mas oseu governo o eh. Ca entre nos, eh uma desgraca, nem a federacao, nem ogoverno sao serios e muito menos os clubes. Estamos entregues a bicharada.

Domingos Simbine

Armando disse...

Essa do hóquei foi o máximo. A nossa auto-estima está mesmo em baixo. É verdade sr. Simbine, estamos mesmo entregues à bicharada. O pior é que nem perspectivas temos.