14 abril 2009

Na baixa

Conheço a cidade de Maputo desde 1960. Faz muito que não me entretinha a andar a pé na baixa. Fi-lo hoje, esta tarde, como se a cidade fosse um agrupado de palimpsestos, folheando cada período, cada história. Bancos, lojas, ministérios; sapatos, roupa diversa, pau-preto, bugigangas de todos os tipos, um pouco de tudo no persistente vendedorismo não-importa-como que enche passeios em seu vasto saber negocial e perturba a deslocação dos peões, em plena 25 de Setembro, por exemplo. Acho que a cidade está a ficar dumba nengada. Amo isso como estudante do social, fico nervoso como cidadão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Seria interessante analizar a proviniencia desses produtos.

acredito que existe uma tendencia de se tranformar o jovem num dumbanengueiro, e apelida-lo de empreendedor!

viu-se com a mulher empreendedora na STV!

o jovem nao tem outra alternativa que nao seja comprar pirataria e vender pirataria para sobreviver! transformando o futuro do jovem em pirataria absoluta.

AUSTURIDADE! nova palavra de ordem! de autoria de Economista Castel Branco e copy pestada, pelo GRANDE Salimo Abdula! esta escovar ao Castel Branco para fazer de conta! temos muitos desses!

Gostaria de saber se ele conhece o significado de AUSTURIDADE ou ate EMPREENDEDORISMO. mas, isso nao 'e problema! Havemos de DESENRASCAR!

MZ

micas disse...

Oh, Professor! Gostei principalmente da imagem dos palimpsestos.

Pela crise ou por outra razão que desconheço(???) os mercados informais vão crescendo por todo o lado.

De repente....chega a ASAE ( Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e é ver todos a correr ou a esconder os produtos contrafeitos. É que isso lesa os cofres do estado.E.....porque não são tão solícitos com as grandes corrupções? Hum......