Décimo sexto número da série. Trabalhando sempre com hipóteses, permaneço no quarto ponto dos seis pontos sugeridos aqui, a saber: 4. A concepção elitista do eleitor mata-borrão. Entro no quarto exemplo referido aqui: A tese do eleitor-multidão hipnotizado pelo líder. Este é uma tese corrente nos media, nos portais de certos partidos políticos, nas redes sociais digitais e nos blogues do copia/cola/mexerica. Os eleitores surgem como uma massa informe literalmente vergada ao que o líder diz nos comícios. É uma massa que não pensa, que se limita a ser pensada pelo grande líder portador de oratória hipnotizadora.
(vide Serra, Carlos [dir], Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, pp.43-243)
(vide Serra, Carlos [dir], Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, pp.43-243)
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