08 janeiro 2012

Quelimane, Araújo e Kandiyane

Na sua habitual crónica no semanário "domingo", edição de hoje - duas colunas na página 15 -, o Sr. Kandiyane Wa Matua Kandiya, que julgo ser o pseudónimo do antigo vice-ministro da Mulher e Acção Social, João Kandiyane Cândido, interrogou-se sobre uma coisa que escreveu ter-lhe desagradado em 2011, coisa que o deixou "completamente arrasado" (sic): a vitória de Manuel de Araújo na intercalar de Quelimane. Por que ganhou Manuel? De acordo com Kandiyane, isso ficou a dever-se especialmente à traição dos camaradas (palavra que o autor coloca várias vezes entre aspas) da Frelimo. Por outras palavras, os camaradas votaram "naquele moço de Quelimane":
Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Adenda às 8:47: recorde neste diário a posição no Facebook de Edson Macuácua, secretário da Frelimo para a mobilização e propaganda, adenda 5 desta postagem aqui.
Adenda 2 às 9:35: permitam-me sugerir sigam a minha série intitulada Eleições 2011 e produção de futuro, aqui.

6 comentários:

Salvador Langa disse...

Sem comentários.

TaCuba disse...

Documento que mostra muita coisa que não costuma vir a público...

Marta disse...

Engraçadinho este cavalheiro, né? Mas assim a gente fica a saber coisinhas, o que é nice. Só falta dizer que muitas mulheres votaram no Manuel porque é novo e jeitoso.

Jorge disse...

A minha leitura: Acho que se o pensamento da lideranca da Frelimo for o mesmo que do Senhor que escreveu esta cronica, entao todos do partido no poder brincam mesmo com o povo. Na ultima semana de 2011 o Sr. Carlos Jeque deu uma entrevista ao Noticias na qual poe o dedo na ferida: As coisas na Frelimo nao andam bem. Nao vale a pena culpar os "frelimistas" quelimanenses pelo desaire na capital zambeziana no dia 7 de dezembro. Sim, deve ser sim o actual metodo de governacao "excludente". Acho ser oportuno agora perguntar: Porque a Frelimo nao avancou com a proposta da Renamo na AR sobre a desactualizada lei de 1979? Mais: Eu entendo que quando se fala da distribuicao da riqueza nacional (o que eh na verdade uma utopia!) a acumulacao de multiplos postos de trabalho por um grupo limitado de pessoas (directamente ligadas ao Partido Frelimo) contribui para a exclusao socio-economica em Mocambique = aumento de descontentamento que se manifesta na "vinganca" nas eleicoes e manifesto desinteresse em ir votar!

Anónimo disse...

O sentimento deste membro da Frelimo de pensar e chamar os zambezianos de cobardes nao e novo e mostra que o que dizem nos discursos de conveniencia nao passa de conveniencia porque por dentro os zambezianos sao o que este snhor diz. Nao sou zambeziano mas eu acho que para gente como este senhor o povo inconformado, que nao bajula, que nao aliena os seus ideais e cobarde.

Isto tambem mostra que nao tem a capacidade de reconhecer as fraquezas. Nao conseguem ver que Quelimane esta esburacada, podre e empobrecida. Tem sempre que encontrar um culpado, ja nos falaram em tempos de mao estranha agora e traicao interna. Quem e que nao sai a perder vivendo numa cidade de lixo? seja ele do verde ou do vermelho cidade limpa beneficia a todos e cidade suja prejudica a todos por isso os "traidores" na minha opiniao votaram para uma cidade melhor, limpa, saudavel e nao no azul ou no vermelho. Votaram naquele que lhes pareceu garantir limpeza, melhoria das vias de acesso, mais agua potavel e menos showoffs com VX's.

Traicao foi trazer o batalhao de Maputo ignorando que localmente existe capacidade ou sera que isto seria um reconhecimento que em Quelimane nao ha capacidade? se os Quelimanenses da Frelimo nao tem capacidade para liderar uma campanha quem vai acreditar que eles possam ter capacidade para dirigir um municipio principalmente depois de cerca de 13 anos de fiasco?

Aos Quelimanenses sugiro que prestem atencao neste discurso. Dizem que voces sao cobardes. A mim quem me chama nomes como estes nao merece meu apoio nunca

Anónimo disse...

Nao e facil estudar as razoes da derota,Ha muita coisa Junta
1- Degradacao da cidade
2- termos como Nao tem familia constituida
3- Campanha comandada por Pessoas de longe
4- Tumultos na Rua da Esquadra.
5- Presenca massiva da PIR no dia da Votacao.......

Langa