Vigésimo quinto número da série. Termino o sexto ponto do sumário proposto aqui, a saber: 6. Sobre o ataque a lojas de comerciantes em Moçambique e África do Sul. Escrevi no número anterior que a loja é o repositório de dois fenómenos: primeiro, é lá onde estão os espécimes apetecidos de consumo, variedade e fartura; segundo, é lá onde é suposto estar não o proprietário do solo, mas o proprietário móvel das coisas que vão e vêm, da volatilidade, é lá onde estão os sinais ao mesmo tempo próximos e distantes do "estrangeiro". Por hipótese, deve ser dessa maneira, consciente ou não, que em situações de desencanto e de privação social a loja é produzida no imaginário popular. Na verdade, por trás de um acto criminoso esconde-se, ao mesmo tempo, a apetência pelo consumo e pelo nivelamento social e o protesto contra o "estrangeiro" em sua volatilidade.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
29 julho 2015
Xenofobia e shangaanfobia: história e estereótipos na África do Sul e em Moçambique [25]
Vigésimo quinto número da série. Termino o sexto ponto do sumário proposto aqui, a saber: 6. Sobre o ataque a lojas de comerciantes em Moçambique e África do Sul. Escrevi no número anterior que a loja é o repositório de dois fenómenos: primeiro, é lá onde estão os espécimes apetecidos de consumo, variedade e fartura; segundo, é lá onde é suposto estar não o proprietário do solo, mas o proprietário móvel das coisas que vão e vêm, da volatilidade, é lá onde estão os sinais ao mesmo tempo próximos e distantes do "estrangeiro". Por hipótese, deve ser dessa maneira, consciente ou não, que em situações de desencanto e de privação social a loja é produzida no imaginário popular. Na verdade, por trás de um acto criminoso esconde-se, ao mesmo tempo, a apetência pelo consumo e pelo nivelamento social e o protesto contra o "estrangeiro" em sua volatilidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário