24 julho 2015

O saque da madeira

Num despacho da "Lusa", citando um estudo da Universidade Eduardo Mondlane: "[...] a quantidade de madeira ilegal explorada no país e exportada para China de forma ilegal é 5,7 vezes maior do que o volume declarado oficialmente pela Direção Nacional de Terras e Florestas". Aqui.
Adenda: este diário tem centenas de entradas sobre o desalmado saque da nossa madeira. Tempos houve em que abordar no país a desflorestação era considerado, por alguns cavaleiros andantes do tudo está bem, acto de lesa-pátria, exercício de macomunação com a estranja maquiavélica. Mas faz já alguns anos - especialmente desde 2011 - que se multiplicam os relatos pungentes e frontais sobre o desalmado saque florestal do país. Neste diário há desde 2007 centenas de postagens sobre esse saque, a mais recente está aqui.

2 comentários:

nachingweya disse...

Dentro de pouco tempo o discurso político do dia segundo o qual : "Há nas matas irmãos nossos que são enganados pela oposição" mudará para " Há no nada irmãos nossos deixados pelos madeireiros desalmados"
PS: esse conceito que se lê nos discursos oficiais segundo o qual as pessoas têm de sair das "matas" para o meio urbano desruraliza o país descaracterizando-o e aumentando a taxa de vadiagem urbana. É um discurso que despreza o campo, as aldeias onde vive mais de 80% dos eleitores que são, por esse veículo, considerados párias, marginais à norma, cidadãos de segunda, etc. Apesar de 80% do Conselho de Ministros vir dessas "matas"
PS2: quando comecei a trabalhar, Marcelino dos Santos, então Ministro do Plano, Economia e Finanças (?) respondendo a um pedido generalizado de instituição de subsídio de isolamento disse: "moçambicano isolado em Moçambique? De que é que um moçambicano se sente isolado no seu pai? Isolamento era para o colono que vinha do Minho ou o funcionário recrutado em Goa e colocado em Mecula ou em Lourenço Marques " Ainda que não concordasse tenho que reconhecer que o conceito de país do homem era mais consistente do que o destes chefes que consideram que têm irmãos nas matas... Lá longe do Moçambique que eles têm no coração.
Não gosto nada desse discurso.

nachingweya disse...

Será que as autoridades de geologia estão acordadas e estão a ver o que está a acontecer na sua área?