Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações." (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p.6)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
29 julho 2015
Fungulamaso perante mísseis ideológicos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O problema surge quando não há desmentidos quer noticiosos com imagens e entrevistas actuais do contexto geográfico do boato, quer oficiais de quem por dever defender e tranquilizar as pessoas, quer dos correspondentes de agências noticiosas dos países para se diz que as pessoa fogem , etc. Esta ausência da verdade torna qualquer notícia uma notícia. Quando há fumo é preciso algum conhecimento de química ou magia para explicar a ausência de fogo.
Enviar um comentário