31 janeiro 2014

Ritos de iniciação/aldeia Assumane/Niassa/2013 (4)

Quarto número da série - fotos enviadas por A. Katawala, tiradas entre Outubro e Novembro do ano passado. Sugiro confira o debate neste diário a propósito de ritos de iniciação feminina no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, comentados por Nilsa Domingos, aqui.
(continua)

2 comentários:

nachingweya disse...

Não está a existir muita "ocidentalização " na roupagem dos futuros adultos tradicionalizados? Ou se trata de ritos de iniciação classizados como médio-altos, como sio dizer-se nos dias que correm? Ou, pior, são ritos de iniciação da potencial burguesia nacional pela qual até se esgrimem argumentos apologistas?
(@ AKatawala: ici nciani bambo?)

aspy disse...

Caro nachinguweia, se está a existir muita "ocidentalização " na roupagem dos futuros adultos tradicionalizados? Pelos vistos sim, mas "são os efeitos da globalização" e da modernização. Também posso garantir-te que a comunicação entre os "alombwes" ou assistentes no acampamento, passou a ser auxiliado pelos celulares.

Nas festas de reintegração dos novos membros nas suas comunidades, as famílias fazem todo o investimento de forma a apresentar o seu membro com pompa e circunstância.

Nanchingweia, é difícil explicar e o que posso dizer é que a cultura não é estática + o Unyago não deve ser escrito mas sim visto/vivido.

A. Katawala