24 janeiro 2014

Três vasos de guerra no porto de Maputo

Três vasos de guerra entraram esta manhã no porto de Maputo. Interrogado por mim a esse propósito, um conceituado jornalista moçambicano disse-me que eram italianos. Um deles na imagem, em foto minha.
Observação: diz-me a memória que atracam no porto de Maputo, vez que vez, barcos de guerra franceses e sul-africanos, regra geral um de  cada vez, em visitas de cortesia. Mas italianos e logo três, é que não. Corrijam-me caso esteja enganado. E o que farão esses três barcos na nossa bela baía? Não sei se mais algum entrou ou entrará.
Adenda às 21:02: pergunto-me, sem resposta, se os barcos têm algo a ver com esta digressão reportada aqui.
Adenda 2 às 05:03 de 25/01/2014: trata-se de navios pertencentes ao 30° Grupo Naval da Marinha Militar Italiana. Na próxima segunda-feira, dia 27, pelas 14 horas, haverá uma conferência de imprensa a bordo do porta-aviões Cavour, sendo a entrada pelo portão 6 do Porto de Maputo. Não vi entrar este porta-aviões. Um porta-aviões no porto de Maputo é absolutamente inédito.
Adenda 3 às 19:16 de 25/01/2014: no portal da "Rádio Moçambique", aqui.

3 comentários:

nachingweya disse...

A caminho de Palma sob contrato da ENI? Seguirá um porta-aviões pela ANADARKO?
Mas não me parece que estejam aí por causa de Satungira , não. Para isso exércitos mais furtivos como o Zimbabweano estarão mais disponíveis; ou umas liçõezinhas do Sr Paul Kangamé sobre como se tratam opositores mesmo no estrangeiro.
Mas aguardemos uma semana pois nunca há segredos de estado em Estados neste estado.

ricardo disse...

A presenca de vasos de guerra dos paises ocidentais sera cada vez mais frequente a medida que a exportacoes de Hidro-carbonetos colocarem Mocambique no mapa financeiro mundial.

ricardo disse...

Se tem ou nao a ver, la isso nao sei. Mas o que sei e que um porta-avioes como o Cavour tem calado superior ao permitido no canal da Xefina. Muito provavelmente estara fundeado em alto-mar...

Mas isso, carece de confirmacao.