(continua)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
31 janeiro 2014
Ritos de iniciação/aldeia Assumane/Niassa/2013 (4)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Não está a existir muita "ocidentalização " na roupagem dos futuros adultos tradicionalizados? Ou se trata de ritos de iniciação classizados como médio-altos, como sio dizer-se nos dias que correm? Ou, pior, são ritos de iniciação da potencial burguesia nacional pela qual até se esgrimem argumentos apologistas?
(@ AKatawala: ici nciani bambo?)
Caro nachinguweia, se está a existir muita "ocidentalização " na roupagem dos futuros adultos tradicionalizados? Pelos vistos sim, mas "são os efeitos da globalização" e da modernização. Também posso garantir-te que a comunicação entre os "alombwes" ou assistentes no acampamento, passou a ser auxiliado pelos celulares.
Nas festas de reintegração dos novos membros nas suas comunidades, as famílias fazem todo o investimento de forma a apresentar o seu membro com pompa e circunstância.
Nanchingweia, é difícil explicar e o que posso dizer é que a cultura não é estática + o Unyago não deve ser escrito mas sim visto/vivido.
A. Katawala
Enviar um comentário