26 janeiro 2014

Culto aos presidentes (4)

Quarto número da série. Prossigo, permanecendo no primeiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: 1.Definição do culto político de personalidade. O culto político de personalidade - versão profana dos cultos religiosos -, está a cargo de produtores de marketing político e de cronistas. Esse culto ocorre nos seguintes cinco casos, considerados per si ou, em certas circunstâncias, conjugados em modalidades diversas:
- Democracias hipercapitalistas, nas quais a figura do presidente é tão vital como mercadoria multinegociável quanto Messi, a nova estrela de Hollywood ou o último modelo da Ferrari.
- Sistemas monopartidários de figurino socialista, nos quais os líderes de topo surgem como garantes inquestionáveis de uma prometida parúsia profana.
- Democracias autoritárias de forte concentração nos poderes decisórios presidenciais.
- Quebras de legitimidade política acompanhadas da proliferação de frentes críticas das medidas governamentais.
- Instabilidade social propícia à criação emergencial de líderes cesaristas e à produção de epopeias pessoais politicamente trabalhadas.
Se não se importam, prosseguirei mais tarde.
(continua)
Adenda: sugiro leia dois textos meus intitulados "Culto da personalidade" e "O conflito na produção de heróis em Moçambique" , respectivamente aqui e aqui.

Sem comentários: