Discurso de abertura de Bóia Efraime Júnior, presidente do Conselho de Direcção da Associação de Psicologia de Moçambique quando do Congresso de Psicologia e Psicoterapia “Guerra a uma Economia Global”, realizado em Maputo de 29 a 31 de Maio: "Como já Freud escreveu em 1915 “As ilusões são-nos gratas porque nos poupam sentimentos displicentes e, em seu lugar, nos deixam gozar de satisfações. Mas, então, devemos aceitar sem queixa que alguma vez embatam num troço de realidade e se reduzam a frangalhos.” Muxungué foi um desses troços de realidade. Mostraram-nos que Muxungués podem acontecer em todo lado e pode acontecer a qualquer um de nós." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Os termos de referencia de governacao do Estado nao prevem, por exemplo, que a PD surja na Malasia a promover Investimentos na exploracao dos recursos naturais nacionais. porque acontece? nao e isto a genese de um Muxungue?
Enviar um comentário