30 junho 2013

Comentários: despartidarização possante

Os ataques registados no troço Save/Muxúnguè deram origem (e continuam a dar) a centenas de comentários em jornais, redes sociais e blogues. Qual a característica desses comentários? Regra geral, a equidistância. As pessoas revelaram e revelam não estar a favor de A ou B, do Governo ou da Renamo, da Frelimo ou da Renamo, mas a favor da paz, do bem-estar social, do diálogo. Os ataques, as mortes e os danos materiais têm sido atribuídos à guerra, como se ela tivesse vida própria. Mas em caso de outorga de responsabilidades, as culpas têm sido equitativamente distribuídas, não há decisores inocentes, fora da história.
Por outras palavras: estamos perante uma despartidarização possante, consciente, um apelo forte em favor do povo.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, Dr. Carlos Serra.
Eu abandonei a muito a globosfera, seja na leitura como na escrita. Mas sempre que tenho oportunidade espreito o seu blog. Entretanto, os recortes das series que sao publicadas diariamente dificultam o acompanhamento de todo artigo, para quem nao pode ler todos os dias. Sugeria que no final fosse publicado o artigo por inteiro para facilitar a leitura e compreensao.
B. Trabalho
T Muarramuassa

Carlos Serra disse...

Olá, bom dia, obrigado pela sugestão. Os meus livros sempre trazem algumas séries completas. O último, "Chaves das portas do social" (2012), tem séres completas. Este ano sai um outro, já no prelo, também com coisas completas, dele darei notícia em breve. Finalmente, textos completos podem surgir aqui:
http://eduardo-mondlane.academia.edu/CarlosSerra