24 junho 2013

Novo ataque na EN n.º 1

Segundo a "Rádio Moçambique", no seu noticiário das 16 horas, homens armados atacaram cerca das 7 horas de hoje uma coluna viajando sob escolta militar na Estrada Nacional n.º 1, zona de Muxúnguè, província de Sofala, tendo alvejado várias viaturas. Não houve vítimas. Leia também a versão do "@Verdade", aqui. Recorde neste diário aqui.
Adenda às 16:11: enquanto isso e segundo a rádio acima referida, terminou sem avanços a sétima reunião entre governo e Renamo, hoje realizada. O porta-voz da Renamo afirmou que a Frelimo é renitente, não tendo aceite uma proposta da Renamo para alterar a lei eleitoral. Por sua vez, o porta-voz governamental afirmou que a Renamo pretende decisões a nível de um comando único à revelia das normas do país e da independência dos órgãos de governação.
Adenda 2 às 16:21: para acontecimentos anteriores, confira o "O País" aqui.
Adenda 3 às 17:25: sobre o ataque de hoje, confira o portal da "RTP", aqui.
Adenda 4 às 17:29: um trabalho da "Voz da América", aqui.
Adenda 5 às 18:23Zygmunt Bauman: "Houve tempo em que acreditava que o problema era a falta de acesso à informação. Mas agora o que preocupa é o excesso de informação, porque estamos sobrecarregados dela. Durante os últimos 30 anos surgiu mais informação do que durante os últimos 5000 anos. "(...) uma habilidade crucial na sociedade da informação é sabermos proteger-nos de 99,9% da informação que nos bombardeia (...)​​".
Adenda 6 às 18:25: sugiro recorde esta minha postagem sobre produção de rumores, aqui.
Adenda 7 às 19:39: multiplicam-se os apelos à paz, o que é muito digno. Só que falta saber como é que ela pode ser obtida, o que implica ter em conta os recursos de poder em jogo. Este é um tema que poucos estão dispostos a discutir.

1 comentário:

Salvador Langa disse...

Caro Prof sites fura vidas andam a espalhar que houve sete mortos o que nenhuma fonte credível confirma. A boateira começou.