22 junho 2013

Primavera brasileira

Prosseguem as manifestações no Brasil, confira aqui e aqui.
Observação: por trás do rosto oficial de qualquer país, há sempre um outro rosto. Quando este surge, o hábito leva ao primeiro no preciso momento em que o futuro disfarça o segundo, disfarça o rosto do protesto multiforme que não está prisioneiro de causas precisas, que não é refém de causas unicamente "económicas". A vida, afinal, é sempre um rosto de Jano.

2 comentários:

Gustavo disse...

Professor,
Obrigado por destacar este momento intrigante que vive o Brasil, no seu jornal.
Gostaria de reforçar o fato de que, antes de mais nada, o Movimento Passe Livre conquistou uma grande vitória, a nível nacional, ao impedir, pela via do protesto popular, os aumentos nas tarifas de ônibus - ou autocarros, ou machimbombos.
Por mais que o movimento - que eu ainda não chamaria de Primavera - se tenha modificado internamente e agregado demandas de setores da direita e da extrema-direita, isso não pode obscurecer essa importante conquista... popular!
Para uma análise dessa evolução à direita, e da perplexidade da esquerda, uma excelente análise pode ser lida no coletivo Passa Palavra: A perplexidade da esquerda frente às revoltas

Carlos Serra disse...

http://www.oficinadesociologia.blogspot.com/2013/06/dilma-sobre-manifestacoes-no-brasil.html