17 janeiro 2013

O nosso país parece ter sido poupado

A empresa Kasperski Lab assegura ter descoberto uma rede de ciberespionagem mundial denominada Operação Outubro Vermelho, que há cinco anos visa embaixadas, instituições governamentais, organizações militares, companhias privadas, etc. Aqui e aqui. O nosso país parece ter sido poupado, a fazer fé no mapa em epígrafe, mas vários países africanos estão sob vigilância. Mapa reproduzido com a devida vénia daqui. Amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato.

2 comentários:

ricardo disse...

Interessante. Há perto de 8 anos, discutia eu com colegas de profissão, as cautelas que os sistemas informáticos do Governo deveriam ter face aos cyberataques, enfatizando mesmo a questão...

Ainda me recordo de um comentário sarcástico de um colega:

- Cyberataque em Moçambique? Você deve estar a brincar. Não vê que é mais fácil molhar a mão de um administrador de rede para ter a password do sistema, do que perder tempo com cyberataques?

Eu ri-me. Só que há uma semana atrás, lendo o Canal de Moçambique, descobri que isso também aconteceu na Vodacom...

Logo, não tenho em como não corroborar que o "...nosso país tem sido poupado..."

Vê-se porquê.

Salvador Langa disse...

Fora as redes de espionagem cujos nomes e caminhos jamais conheceremos.