A empresa Kasperski Lab assegura ter descoberto uma rede de ciberespionagem mundial denominada Operação Outubro Vermelho, que há cinco anos visa embaixadas, instituições governamentais, organizações militares, companhias privadas, etc. Aqui e aqui. O nosso país parece ter sido poupado, a fazer fé no mapa em epígrafe, mas vários países africanos estão sob vigilância. Mapa reproduzido com a devida vénia daqui. Amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Interessante. Há perto de 8 anos, discutia eu com colegas de profissão, as cautelas que os sistemas informáticos do Governo deveriam ter face aos cyberataques, enfatizando mesmo a questão...
Ainda me recordo de um comentário sarcástico de um colega:
- Cyberataque em Moçambique? Você deve estar a brincar. Não vê que é mais fácil molhar a mão de um administrador de rede para ter a password do sistema, do que perder tempo com cyberataques?
Eu ri-me. Só que há uma semana atrás, lendo o Canal de Moçambique, descobri que isso também aconteceu na Vodacom...
Logo, não tenho em como não corroborar que o "...nosso país tem sido poupado..."
Vê-se porquê.
Fora as redes de espionagem cujos nomes e caminhos jamais conheceremos.
Enviar um comentário