20 maio 2012

Fenómeno a pesquisar e analisar

Manchete do "Faísca", foto e legenda do jornal, aqui. Se quiser ampliar as imagens, clique sobre elas com o lado esquerdo do rato.
Comentário: infelizmente o jornal não tem uma análise do fenómeno. Que fenómeno? Este: o baleamento mortal de um suposto ladrão por parte da polícia provocou a ira popular. Segundo o jornal, há oito anos, também o chamboqueamento mortal por parte da polícia de um suposto ladrão provocou a ira popular. Trata-se, então, de um aparente fenómeno recorrente que gostaria de pesquisar e analisar: o protesto popular contra a morte de supostos ladrões. Enquanto isso, permito-me sugerir recorde neste diário um fenómeno de índole diferente, ocorrido na Munhava, periferia da cidade da Beira, aqui.
Adenda às 9:14: porém, o fenómeno em causa pode ser apenas o revestimento, a cápsula de um fenómeno de outro tipo ou de fenómenos de outro tipo.

3 comentários:

nachingweya disse...

A Polícia deve ser treinada e habilitada a deter suspeitos e criminosos e não, repito, NÃO DETERMINAR E/OU EXECUTAR SENTENÇAS.
A presunção de inocência pré julgamento é um imperativo da legalidade.
É, penso, contra esta tendência assassina das instituições policiais que uma vez e outra se agiganta a Razão Popular.
E, em minha opinião, o povo tem-se mostrado muito mas muito paciente.

PS: Uma Polícia armada com armas de guerra (das usadas nas guerras de libertação e civil, ie. AK47) dá ideia de que o Sistema está em guerra com o Povo.

Salvador Langa disse...

Problema do "caraças".

ricardo disse...

Mas entao, onde e que a questao dos linchamentos se coloca aqui? Na Munhava, sao linchados ladroes e nao policias. Em Manyamba, sao linchados policias e nao ladroes...