18 maio 2012

Dossier a partir de amanhã

Inicio amanhã o dossier desta edição de 18/05/2012. Domingo insiro o "À hora do fecho" do semanário.

7 comentários:

Salvador Langa disse...

Este senhor não costuma guardar as papas na língua.

ricardo disse...

Se nao fosse frances falaria assim com tantas papas na lingua?

BMatsombe disse...

Se não fosse atento falaria assim sem as papas?

Paulo disse...

Bem bem, as papas precisam mesmo de identidade?

nachingweya disse...

O que é importante é que o Senhor não mentiu e 'não inventou a roda'. Disse o que todos nós já dissemos em surdina, viu o que todos já vimos. O problema é máxima que diz que os povos têm os dirigentes que merecem, ou seja, no caso, os representantes que o povo merece (ou que os partidos acham que o povo merece). Como melhorar a qualidade do deputado sem melhorar a qualidade dos partidos ou mudar o sistema eleitoral?

ricardo disse...

No cenario actual, e matematicamente impossivel Mocambique ser afectado por uma crise economica, com reservas potenciais e reais de riqueza que permitem recuperar qualquer investimento que seja aqui feito. Nao havendo - ainda - condicoes internas e externas para desencadeamento de um conflito armado generalizado. Por outro lado, com a injeccao de capital nunca vista, na nossa mini-macro-economia, nenhum outro resultado seria possivel senao o aumento do PIB e consequentemente os apetites para o fortalecimento da moeda. E para terminar, e bom lembrar que a actual crise mundial e alimentada por especuladores que se guiam por dois factores de incerteza. O primeiro, e o controlo das fontes energeticas, e isso Mocambique tem. E o segundo, e o custo dos factores de producao, ora como o sr. Professor ja postou aqui, ate o Banco Mundial ja diz que Africa pode substituir a China no que toca a baixas remuneracoes...

Sendo assim, qual seria o interesse das agencias de rating criarem a impressao de que Mocambique nao era um destino atractivo para bons negocios?

Pensem.

E por ultimo. Uma crise social nao e necessariamente uma economica, pese embora a primeira seja muito influenciada pela existencia da primeira. E como exemplo disso, a RSA do tempo do Apartheid, o Chile do sr. Pinochet.

Carlos Serra disse...

Por razão ou razões que ignoro, o comentário que se segue não entrou automaticamente após aceitação:

"ricardo deixou um novo comentário na sua mensagem "Dossier a partir de amanhã":

Mas era preciso um estrangeiro dizer uma coisa OBVIA para que os intelectuais se pusessem a discutir um problema que nos,os plebeus, ja colocamos a muito tempo?
Aqueles que falam de papas aqui devem saber que o que Cistac diz, NOS, os anonimos e iletrados plebeus, ja dissemos e publicamos nos jornais. E o que aconteceu? Estes mesmos que se escondem atras da saia do Cistac, defendendo-o, foram os primeiros a nos condenarem publicamente, porque sao incoerentes e mentalmente colonizados .
E para terminar, quem tocar num so fio de cabelo do CISTAC sabe o que ira acontecer a Cooperacao Francesa que ele muito bem representa. Os "incomodados" do sistema sabem muito bem o que lhes ira suceder se imitarem a asneira que fizeram com o Carlos Cardoso. E isso, ate nos, os plebeus, sabemos ver.