20 maio 2012

Desprezo

Percorrendo a pé as ruas de Maputo, indigno-me cada vez mais com a desfaçatez com que muitos automobilistas de Maputo estacionam as suas viaturas, invadindo passeios ou ocupando passagens de peões. Tornou-se um pesadelo andar nos passeios. O problema é bem mais amplo do que considerar que os automobilistas são vítimas da falta de espaço. Na verdade, os automobilistas que dessa forma procedem mostram um profundo desprezo por outrem.

4 comentários:

nachingweya disse...

O berço, Professor, o berço. Muitos dos automobilistas que assim procedem nasceram já em camas de tamanho king, não conhecem as balizas que o berço ensina.
Poucos, muito poucos mesmo, sabem que uma boa carta de condução consiste em 20% de habilidade e 80%de cortesia e nem se apercebem de que conduzir é uma actividade socializante na medida em que obriga à interacção e constante diálogo entre os utentes das vias.
O principal factor favorável à invasão de passeios pelos automobilistas para estacionamento é a tolerância dessa prática que nos códigos e posturas é proíbida. Por vezes "A tolerância cria pessoas desleixadas"[?].

Salvador Langa disse...

Dou-lhe toda a razão.

Anónimo disse...

Infelizmente a desfaçatez não termina por aqui. É um sem fim de violações que tenho comentado aqui:
1. Estacionar bloqueando entradas, bloqueando outras viaturas, é comum. Estacionar nos passeios, esquecendo-se que todos no fim do dia também são peões... Ninguém nasce de carro!
2. Passar o sinal vermelho... é comum! Agora é moda virar à esquerda mesmo com o sinal vermelho! (acho melhor até legalizar esta pratica, como acontece no México, onde se pode virar à direita no semáforo, mesmo com o sinal vermelho, tendo atenção ao peão e a outras viaturas)
3. Não parar no Stop... e mais entrar agressivamente quanto se tem stop, para obrigar os outros a pararem é também comum.
4. Fazer ultrapassagens perigosas.
Enfim um sem numero de violações!
Mas uma nota positiva para a policia: Tem sido comum às 6as à noite e sábados e domingos pela manhã e ao fim do dia haverem auto-stops para controle de alcoolemia. Eu acho que isto tem contribuído e muito, para reduzir a bebedeira e a condução e é percepção minha que os acidentes nestes dias têm vindo a diminuir na cidade! (Mesmo que alguns policias se aproveitem para extorquir dinheiro aos infractores, não se pode negar que estas acções tenham ajudado a melhorar um pouco a situação nas vias publicas, sobretudo nestes dias).
Acho que mais multas para os que estacionam nos passeios ia ajudar! (Não é por acaso que se diz que: a parte do corpo que mais dói é o bolso!)
Concordo com o Sr Nachingwea

ricardo disse...

Torci um pe recentemente, ao esquivar-me de um automovel na rua. Tudo porque o passeio ja estava ocupado.

Se nao sao carros. E o lixo. Se nao e o lixo. Sao os ramos de arvores secos...

Obras Primas Municipais!