23 maio 2012

A hipótese do duplo poder (1)

Nas palavras do secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, citado na versão digital do "O País" de hoje, Armando Guebuza poderá continuar a dirigir o partido depois do X° Congresso em Setembro. O secretário-geral fez um grande elogio à capacidade organizativa de Guebuza ao nível partidário, confira aqui. O conteúdo dos três parágrafos do jornal parecem-me importantes e por isso escreverei um pouco sobre a hipótese do que irei chamar duplo poder.
(continua)

2 comentários:

ricardo disse...

Sinceramente, caro Professor, esta e daquelas perguntas que vale um milhao de dolares! Mas fiquemo-nos pelas hipoteses.

Se Guebuza vai manter-se presidente da FRELIMO e um novo inquilino na Ponta Vermelha (certamente FRELIMO). Mas para tal, a faccao Guebuza deveria ja ter:

1- Assegurado o poder interno na FRELIMO;

2- Assegurado a simpatia externa;

3- Eleito um candidato "fraco e previsivel" para a Ponta Vermelha.

Ora, nesse contexto, sou de opiniao que em relacao a cada ponto, a situacao e a seguinte:

1- Guebuza consolidou efectivamente o poder interno na Frelimo, sobretudo nas bases, muito por fruto do famoso Fundo dos Distritos e de um permanente governacao em campanha;

2- Guebuza assegurou a simpatia externa, ao vender literalmente as riquezas naturais ao desbarato das multinacionais e dos paises doadores de peso. A sondagem Gallup recente que o Professor postou, e um excelente indicador disso;

3- Nao lista de possiveis elegiveis da FRELIMO, para alem de Guebuza, so Luisa Diogo tem arcaboico para fazer diferente de Guebuza na FRELIMO. Mas acumulou imensas nodoas politicas nos ultimos tempos. O resto, sao remniscencias Chissanistas e Samoristas, demode, cuja preocupacao actual e a acumulacao primitiva do capital. E um dos nomes mais falados (Aires Aly)e uma extensao do poder de Guebuza.

A estas constatacoes, poderia acrescentar outros factores nao menos relevantes que concorrem para a consolidacao do poder de Guebuza: Uma oposicao fraca. Um Estado democratico "de juris", mas partidarizado "de facto", com o consentimento pleno dos patrocinadores financeiros da nossa democracia. E finalmente, uma suposta classe intelectual, que como se viu no recente seminario sobre os Recursos Naturais pensa com o estomago.

Sendo assim, Guebuza, nem precisara de patrocinar uma alteracao da Constituicao que o faca imitar Putin ou Ze-Du. Podera ate dar-se ao luxo de promover uma revisao cosmetica agora, retirando os super-poderes do PR (que existem) para assim melhor teleguiar o seu peao na Ponta Vermelha.

Devo confessar, Guebuza provou ser um verdadeiro animal politico!

Salvador Langa disse...

Puxa, que tema.