24 dezembro 2011

Sociologia da Ordem e sociologia da crítica da Ordem

Com o entretítulo em epígrafe, extracto de um trabalho da Wikipédia: "A Sociologia, em vista do tipo de conhecimento que produz, pode servir a diferentes tipos de interesses. A produção sociológica pode estar voltada para engendrar uma forma de conhecimento comprometida com emancipação humana. Ela pode ser um tipo de conhecimento orientado no sentido de promover um melhor entendimento dos homens acerca de si mesmos, para alcançarem maiores patamares de liberdades políticas e de bem-estar social. Por outro lado, a Sociologia pode ser orientada como uma 'ciência da ordem', isto é, seus resultados podem ser utilizados com vistas à melhoria dos mecanismos de dominação por parte do Estado ou de grupos minoritários, sejam eles empresas privadas ou Centrais de Inteligência, à revelia dos interesses e valores da comunidade democrática com vistas a manter o status quo." Aqui.
Adenda: sugiro leia ou recorde duas postagens minhas, uma de 18 de Abril de 2006 intitulada "Para a história da sociologia" e outra de 22 de Setembro do mesmo ano intitulada "De novo a origem e os pressupostos da sociologia", respectivamente aqui e aqui.

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Pois é Professor, nem sempre queremos ver as coisas tal como aqui está, os militantes "neutraliteiros" não gostam nada disso.

TaCuba disse...

Apóstolos do tipo "fica na mesma"...