A Academia de Ciências de Moçambique (ACM) lançou na segunda-feira a segunda edição do livro "Teses de Doutoramento de Moçambicanos ou sobre Moçambique", com 178 páginas, compilação do Professor Paulus Gerdes e prefácio do presidente da ACM e reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo.
Esta edição contém informação relativa a 454 teses de doutoramento elaboradas por Moçambicanos e Moçambicanas e a 473 teses de doutoramento escritas sobre Moçambique. Recorde neste diário postagens de 2007 e 2010, respectivamente aqui e aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Professor por favor obtenha o update e ponha aqui.
Grande ideia a desse livro!
O compilador disse-me não a ter.
Pena e que no site apropriado (http://www.acm.ac.mz/) la nao estejam as monografias, ou entao os links ate elas. Se repararem, o conteudo tematico do site assemelha-se a uma especie de Paginas Amarelas de eventos e workshops em Mocambique.
Nao custava nada interagir com os leigos e sabichoes locais para la dos saloes e a semelhanca deste blogue. Em nome da ciencia...
E depois espantam-se em saber que a percepcao da ciencia no povo mocambicano e insignificante ou quase nula.
Enviar um comentário