09 julho 2010

Racismo, etnicismo e xenofobismo (1)

Uma pequena série sobre racismo, etnicismo e xenofobismo.
No racismo actua-se por marcadores físicos elementares - é a racialização do social; no etnicismo, por marcadores simbólicos (língua, "costumes", anterioridade de chegada a um território, heróis epónimos) da comunidade imaginada de origem - é a etnicização do social; no xenofobismo, por marcadores simbólicos alargados ou globais da comunidade imaginada alargada (nação) - é a nacionalização extrema do social.
(continua)

5 comentários:

Anónimo disse...

Estou a acompanhar a série, Professor; faltou falar de homofobia.

Anónimo disse...

Professor eu acho que ha uma necessidade de clarificar que este nao eh um fenomeno africano. Que mesmo a europa ja a manifestou sobre a guarda-chuva do nacionalismo.
Foi uma das causas das 2 grandes guerras ocidentais (a que somos obrigados a chamar de guerras mundiais). Acontece no medio oriente hoje (em particular no Israel).
Esta acontecendo na Gra-Bretanha, onde o novo Governo eleito de Cameroon esta sendo pressionado a diminuir a afluencia de cidadaos estrangeiros (principalmente os nao provenientes da Uniao Europeia)).
Acontece ainda na Europa em geral, onde os Ibericos nao se dao la muito bem com os Arianos (posso estar errado em relacao aos termos, digo os latinos e nao latinos). A Europa do Leste em geral eh discriminada no resto da Europa.
Na Serbia houveram incidentes relacionados com nacionalidade.
Na Irlanda, religiao e pertenca ainda sao factores de divisao (claro que isto nao eh xenofobia, mas insere-se no topico de discriminacao).
Claro que em Africa temos muito disto, mesmo em Mocambique. Kenya e Botswana aparentemente o fazem de forma subtil.

Laude Guiry

ricardo disse...

O recorrente drama do Patinho Feio. Desde a mais tenra idade, primeiro como uma historia inocente para embalar e depois, um pesadelo que nos mantem acordados.

Um Elm street sociologico que nos sugere a regressao total da humanidade. Mas que falta fazes tu, Prof. Augusto Cabral, para nos explicares a tua versao cientifica das racas humanas!

Carlos Serra disse...

Bem, não levei em conta a homofobia; creio que não há qualquer intenção de africanizar quer temas quer conceitos.

Reflectindo disse...

Acho importante que os conceitos Racismo, etnicismo e xenofobismo e quicá homofobia não sejam africanizados ou e interiorizados por quem quer que seja. Isso nos permite compreender a problemática daqueles ismos.