28 fevereiro 2010

Pedido aos leitores que debatem homosexualidade

Um acalorado e interessante debate sobre a homosexualidade está a ocorrer neste diário, nesta postagem aqui. Sugiro leiam, no elo indicado, o 23.° comentário, por mim feito. Muito obrigado.

65 comentários:

Abdul Karim disse...

Ja que Professor pede...

Entao:

1- O Islam condena homosexualidade.

2- Eu acho que cada um, 'e como cada qual, e tem o direito de decidir sobre a sua vida ou preferencia sexual.

3- Eu gosto de mulheres... lindas... lindas mesmo...

Viriato Dias disse...

Agradeço-lhe pelas fontes. Nenhuma até aqui fala da homossexualidade no período inferior à ocupação colonial. E o que se discute aqui, aliás, é uma das perguntas senão a mais candente do inquérito, se esta “doença moderna”, ou seja, com fortes raízes no Renascimento (atenção que o ponto de partida do Renascimento, a data não é igual para todos os países) apareceu antes ou depois dos indomáveis?

Eu continuo a achar que apareceu muito depois, fruto da colonização. Gostaria de puder extrair um ou dois certos de textos, mas como os textos estão em pdf, não tendo eu ferramentas para o efeito, lamento muito. Irei a torre do tombo amanhã mesmo para ir “beber” à fonte.
Junod, como poderão observar, estabelece balizas. Não fala desta práticas doentias (permita-me o termo) antes da chegada dos indomáveis. Posso estar enganado, por isso pedi fontes credíveis. Ora, tanto alarido neste debate tem uma só causa, o facto de deixar claro que nem eu nem o governo está interessado nestas práticas para a nossa sociedade.

Nunca foi manifestada de forma aberta, mas também pretensões isoladas de camaradas do partido que já disseram não concordar com a sua legalização.
A minha tese, dito em mais de uma vez, é que estas práticas doentias vão abrir precedentes à outras; como por exemplo, “os rasta man”, os “forasteiros”, os consumidores de estupefacientes, os vadios, os “Cambazas”, os “Anibalzinhos”, etc., quereriam, também, que a sua classe, a sua associação fosse legalizado. A nossa sociedade é ainda conservadora e de princípios rígidos, nunca seria capaz de admitir a introdução destas práticas doentias, por isso mesmo, não me deixem mentir, há focos de represálias contra estes grupos onde esta doença moderna quer esforçadamente se inserir.
Se numa sociedade em crise de procriação, como acontece com a Europa, por exemplo, como é que os governos podem ser a favor da homossexualidade ou grupos gay?

Tal prova que estas medidas são tomadas com vista a caçar votos, são medidas populistas, da qual agora estão arrependidos. Se o êxodo rural é uma realidade em Kassacatiza, em Tete, pior ainda com uma possível introdução destas doenças modernas, o que seria de Kassacatiza. Portanto, temos que ter mente limpa sim, mas para coisas que nos ajudam a crescer, a dinamizar o progresso cientifico, mas NUNCA em coisas que saldarão em mortes. Por isso, enquanto vivo, espero NUNCA a minha filha siga este tipo de exemplos, quanto a mim, bastante deplorável. Para mim não é acidente da medicina ou de hormonas, mas sim um capricho de uns sobre outros.

Zicomo

PS: Já avisei que não respondo a anónimos. Nem que me ataque como quiser.

ricardo disse...

Devo concordar com o Viriato Dias, porque baseado no relatado em:

http://www.casadasafricas.org/site/img/upload/328773.pdf

cuja leitura, eu tambem recomendei, nao encontro evidencia, senao pelas fontes coloniais de que a homossexualidade fosse uma pratica cultural da Africa Negra profunda antes da sua chegada.

Admito contudo que, nas areas costeiras islamizadas e outras que ja tinham contacto com as civilizacoes Indiana e Chinesa, existisse a figura do EUNUCO, mas esta NAO intimamente ligada a homossexualidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eunuco) portanto, e de se excluir esta hipotese logo a partida.

Mas, partindo da premissa egipcia, seria de admitir que em qualquer manifestacao cultural ou mesmo pictorica da Africa Negra teriamos referencia concreta ou ate abstracta a isso. Mas nada nos sugere tal feito.

O exemplo Quimbanda (feiticeiros), quanto a mim, o grande cavalo de batalha do lobby Gay para Africa, e bastante interessante, porquanto ate Pepetela num dos seus romances (Jaime Bunda - O Agente Secreto) relata um caso aparente de sodomia de quimbandas, mas que na interpretacao africana, e branqueado como um "intercurso bantu" para permitir a passagem de supostos "poderes magicos" do quimbanda, simbolizado aqui a passagem de fluidos, "vacina" que o seu cliente (O Senhor T.) necessita para ter sorte nos negocios. Na realidade, ao longo da historia se percebe que nem o sr. T. deixou de ser "MACHAO", nem o quimbanda quiz repetir a dose. Enfim, pode ser ate ser uma historia ficcionada, mas, normalmente, Pepetela gosta muito de mergulhar fundo na alma do seu Povo e transpo-la para os seus escritos.

Outro aspecto que e importante notar em relacao a evidencia Egipcia, e o facto desta civilizacao ter sido directamente influenciada pelas Grega e Romana em epocas distintas. Estas sim, paladinas da Homossexualidade na sua mais livre e desapegada expressao. De Safo a Alexandre, o Grande. De Tiberio a Julio Cesar, muitos sao os factos que nos confirmam que a homossexualidade era aceite e ate idolatrada.

E bom notar que ja a Biblia (Uma excelente fonte historica) se refere a esta pratica em Sodoma e Gomorra(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sodoma_e_Gomorra) cuja localizacao se situaria na actual Palestina, portanto no Oriente Medio, territorio vizinho da terra dos Faraos.

Logo, e perfeitamente natural que a homossexualidade existisse no antigo Egipto.

Mas ja nao o afirmaria categoricamente em relacao a Africa Negra profunda ate a chegada de outras civilizacoes, ate que novas evidencias me provem o contrario.

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Sodoma e Gomorra sao tambem mencionadas no Al Qur'an como cidades destruidas pela ira de Deus, por causa de pecados, nomeadamente Homosexualismo, corrupcao, etc.

Alias, nao posso afirmar a 100%, mas essa parece-me ser a unica referencia a Homosexualismo no Al Qur'an ( salvo erro meu ).

Viriato Dias disse...

Ricardo,

Afinal a gente se entende. Um pouco de atenção a gente pode falar a mesma língua. Se apareceu no Egipto, ainda carece de provas. Na África negra já se sabe que não pode ser, até que nos provem em contrário.

Estes movimentos não tem diferença com as igrejas cogumelos que aparecem em África. Vem com ideias novas, de evangilização, de apocalipse do mundo, etc., movidas por pessoas ou grupos altamente poderosos, com interesses obscuros. Eles próprios seriam incapazes de beijar a um homem em público senão para enganar aos infelizes. Eu conheço este tipo de gente, de sistema, foi assim com os movimentos nudista, agora, movidos pela criatividade do cérebro humano, impor outra realidade.

O que mais me admira, a concentração desta gente toda, o grande esforço e desafio ao mesmo tempo, é de convencer as pessoas de barriga vazia a aceitar. Conseguindo convencer aos africanos, a estatística muda. Quem sabe, pode reivindicar direitos juntos dos seus países. A África não pode continuar a ser um laboratório de teste, não somos ratos para sermos testados. Há que impedir que estes movimenros encontrem terreno no país, mas não se apela a violência, mas sim a abstenção.

Como é que um homem pode dispensaqr uma mulher, ou uma mulher a um homem? Karim, diz-me se isso faz sentido. A última festa, a última ceia, está no amor, na procriação, etc...Mas a quem diga que não. Este mudo está mesmo doente, JURO.

Zicomo

Reflectindo disse...

O debate é muito interessante, mas tal como foi no ano passado, as pessoas abandonam o essencial. Ricardo escreveu coisas interessantes lá na outra postagem bem debatida num fim de semana. Eu entendo que é a mesma coisa a que eu havia manifestado no ano passado.
Portanto, é importante falar de homossexualidade como uma prática natural e homossexualidade como sub-cultura. Eu admito existem homossexuais que assim nascem mesmo em África, entretanto, acho que há muito esforco por parte sei lá de quem, de fazer com que o grupo constitua maioria, talvez na busca de respeito pela sociedade. Neste sentido, a homossexualidade passa a ser uma sub-cultura. E a questão das sub-culturas não diz apenas aos homossexuais. Há dois anos vi escrito que mais de 50 % dos maputenses podia ser homossexual e isso achei serem dados forjados. Eu acho que os homossexuais não poderão ser respeitados apenas pelo número. Como um grupo minoritário pode e deve ser respeitado.
Admitindo homossexualidade como sub-cultura, por exemplo, nas nossas cidades, será preciso fazer-se um estudo.

Também, podiamos debater sem tabu se o colonialismo teve alguma influência na proliferacão das práticas homossexuais. Vamos ver a relacão que existia entre o colonizador e o colonizado. E vamos nos lembrar mesmo no que acontecia com os heterossexuais. Ainda não precisamos de recuar aos tempos coloniais. Hoje, usando-se o poder de dinheiro, há muitos que saem de países ricos para irem praticar pedofelia (com meninos e meninas) nos países pobres. Há um mês acompanhei uma reportagem numa TV sueca feita Cambodja. Será que isto não acontece em Mocambique?

Um abraco

heyden disse...

Professor,

Hoje em Sydney 5200 gays e lesbicas estao em desfile todos nus, havera uma fotografia colectiva com o Celebre Nudista Americano Spencer Tunick. Lady GaGa esta entre as nudistas. Nunca vi uma coisa igual, o mundo ta quase a acabar. Nao pode colocar uma foto aqui? Bastaria googlar no Naked Opera House em Sydney.

Anónimo disse...

Pessoal, tomem la mais uns links -
- http://www.gay-art-history.org/gay-history/gay-customs/homosexual-traditions.html
- http://aliciabanks.vox.com/library/post/homosexuality-in-ancient-africa.html
- http://www.buzzle.com/editorials/7-17-2004-56743.asp
(PP)

Anónimo disse...

Eu nao sou contra os homossexuais e não acho que eles venham da Europa ou de outro sitio qualquer. Acho que sempre existiram aqui e noutros lugares. O que muitas vezes me assusta nestes movimentos "modernos" a a tentativa de acabar com todos os preceitos e conceitos pelos quais vimos vivendo.

Eu acho por exemplo que os homossexuais, por serem diferentes, na sua orientação sexual, nao podem exigir ser comparados com os heterosexuais,em termos de "casamento", conceito usado para a união entre seres de sexos diferentes e de "adopção" entre outros (usando o seu poder financeiro para corromper a nossa vida). De resto acho que tudo bem. Cada um no seu canto, sem nos misturarmos e sem misturarmos as estações deste clima tão chocalhado e alterado... e ... Tudo estará bem. Mas sempre que eles ganham um direito, chovem mais exigencias de novos de direitos (primeiro o casamento, depois a adopção, depois o que virá???). Creio que um dia exigirao que todos sejamos homosexuais e PRONTO!

E, ai de quem DISCORDE DELES(é logo catalogado de discriminador ou de outras coisas, que dariam um bom processo judicial e até condenações sem julgamento prévio a olhar pelas agressoes). A TOLERANCIA deve ser reciproca.

E os meus direitos de heterosexual? E os dos meus filhos?
MF

Unknown disse...

Viriato Dias meu irmão...

Aliberdade deve ter limites a questão do homossexualismo não é nada natural, como se pretende deixar passar pelos liberais, se não, os géneros não teriam sentido (que é natural quanto o próprio Homem)! e depois, não concordo que alguém seja legitimado cientista quando é anárquico! que coisa.

Outra coisa havendo evidências de práticas homossexuais na nossa história, então devereria se assumir que há erro na Negretude, ainda bem que nos apressamos a corrigir e em troca a poligamia.

Quanto á legalização leiam aqui http://as-verdades.blogspot.com/2010/01/casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo.html

Aqui em moçambique não há espaço para essa prática, prefiro uma Guerra civil no lugar dessa "modernidade". Que mania é essa de tudo que África não aceita é atrazo e as paranoias do ocidente é modernidade?

Que coisa!...

ricardo disse...

Os argumentos sucedem-se, so que até agora ainda ninguém me demonstrou que, com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas.

Falam de quimbandas, falam de amazonas, falam de astrólogos Dongons. Mas o essencial, vestígios arqueológicos (como os egípcios), papiros, pinturas rupestres, corrente filosófica ou religiosa, monumentos, ou qualquer outra evidência palpável, para além de relatos feitos por exploradores coloniais, que DEMONSTREM a cultura gay em Africa na época em questão não são apresentados.

Essa é a questão que quero ver respondida.

Se observarmos as mesmas evidências para a Grécia, Roma, Cartago, Babilónia, Aztecas, Incas, Hindus, Arianos, Persas, Chineses, Japoneses, Mongóis, etc. etc. elas são facilmente identificáveis.

Ah, fiquei a saber que na visao da afro-americana ALICIA as amazonas africanas eram lésbicas (como ela concerteza). Ora vejam!!!

Enfim, a ALÍCIA do pais da maravilhas...

Anónimo disse...

Pessoal a teoria certa é esta - um dia chegaram os europeus, um deles mexeu as ancas e logo os africanos gostaram e assim começou o homossexualismo. Isso nao se mede com radio-carbono, é tudo copianço, a maltosa gosta maningue de copiar. Depois os africanos ensinaram as africanas e a moldura ficou completa.
PP

umBhalane disse...

Benditos aqueles que nunca tiveram escrita, nunca edificaram nada de durável, benditos aqueles que nunca tiveram registos, benditos...que nunca deixaram pistas, indícios, testemunhos factuais, válidos, comprovativos...

Viva o anonimato!

Viriato Dias disse...

Penso que não vale a pena continuar a defender que sou terminantemente contra à introdução da homossexualidade em Moçambique. Num outro comentário, no primeiro post a este tema, lamento que queiramos entregar uma sociedade defeituosa e doentia aos nossos filhos. Queremos passar testemunho de uma sociedade que não herdámos de Mondlane, de Samora, de Chissano, entre outros Mais uma vez o estômago está a permitir que sistemas falhados, totalmente horríveis, sejam permitidos a sua introdução em África. As consequências de tudo isto, à semelhança de outros sistemas falhados que causaram dor aos moçambicanos, vai aparecer depois de eu virar estrume na terra fria. Porque dura tempo, cá não estarei, para vos lembrar. Mas os meus, com certeza que utilizarão esta escrita como bíblia ou manifesto daquilo que os homens do meu tempo se recusam amavelmente em aceitar.

Eu não me preocupo se estou sozinho nesta tese. Ainda bem que o Ricardo e o Joaquim, desta vez, distanciaram-se da maioria. É sinal de que na minha pastagem, afinal, há capim tenro. Raras vezes são em que das reuniões dos homens resultem obras do bem comum para a humanidade, obras facilitastes, enfim, obras que revelem a verdadeira nobreza do carácter racional. Estou a citar a minha bússola literária, Arrone Fijamo, que acrescenta o seguinte: Geralmente, se, por omissão, um dos componentes se autoriza introduzir qualquer opinião neste sentido e que seja de acordo da maioria, a maldade, que sempre prefere conviver com a parte superior da comunidade humana, revolta-se na cabeça do membro mais representativo e este exibe o seu voto: é uma loucura; nem sempre se deve usar contemplação, principalmente nos casos como este.

Pois é, ao invés desta comunidade de gays, lésbicas e de homossexuais se preocupassem em mobilizar massas para acabar com as fomes no mundo, em Moçambique em particular, anda à procura de métodos para introduzir traços culturais desadequados com os nossos valores. Ainda Fijamo, disse mais ou menos o seguinte, cito: “diariamente andam preocupados na pesquisa da infernal forma de sofrerem mais d que já sofrem! Ao método que empregam para alcançar este terrível fim, chamam eles: civilização, progresso, evolução e mais nomes que aquelas mentes diabólicas sabem inventar. E eu acrescento, chamam a isto de mente limpa, de sociedade aberta. Por favor, se querem defender este tipo de sociedade façam em clubes fechados para que não infestem a maioria. Alguém lá mais para cima chamou atenção ao professor Serra para publicar as imagens de nudistas a desfilaram nas ruas (…) perante o olhar de crianças, etc. É esta a sociedade de mente limpa que querem?

Zicomo

Anónimo disse...

O questinário no diário sobre a "Homosexualidade em África" mostra resulatados provísórios, mas com sinais bem cláros de aceitacão desta "cultura gay" ou "doenca". Os resultados provisórios falam por sí e espero que sirvam para o fim pretendido pelo professor.

Ricardo, o Professor questiona sobre a homosexualidade em Africa e tu escreves: "com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas." Eu pergunto: é para considerarmos a Africa repartida em duas, a branca (a do norte) e a negra "Africa Negra profunda"? ..."com excepcão do Antigo Egipto", queres dizer que havia ou há vistígios de ter havido homosexualidade no Antigo Egipto? é Egipto Africa? posso concluir que havia homosexualidade em Africa?

Ricardo, eu quero responder à questão, mas não sei se queres que te responda sobre a existência da cultura gay ou sobre a Homosexualidade em Africa, homosexualidade entendida como orientacão sexual por pessoas do mesmo sexo?

AAS

Unknown disse...

Finalmente vi a luz ... o Viriato Dias é um Messias, salve tão digna criatura que me tirou da escuridão das minha fraquezas e me trouxe para a luz do sua moral...como os grandes revolucionários vai levar o seu tempo a ser reconhecido, mas creio que como fez a mim levará o nosso país a uma nova era de progresso moral e de espiritualidade.

Salve mestre baixo a minha cabeça em sublime veneração. E não ouças estas vozes irracionais porque eles não são dignos de teus ensinamentos...perecerão todos na escuridão de suas ideias, eles que ousam contrapor a tua suprema verdade e sapiência.

Heil Hitler ... ops queria dizer Viriato

ricardo disse...

Muito bem...

Primeiro, o que eu disse foi

"Os argumentos sucedem-se, so que até agora ainda ninguém me demonstrou que, com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas..."

E nao como foi copiado por AAS.

Segundo, eu acho que esta muito claro, desde inicio, que o que se esta a questionar e a Africa Negra, ou Bantu como queiramos. A Africa Branca, no caso do Egipto, Cartago, teem evidencias fortes -eu disse-o varias vezes- que ilustram que o homossexualismo era aceite e ate idolatrado, por influencia das poderosas e milenares civilizacoes Grega e Romana e muitas outras do Oriente Medio onde isso tambem esteve em voga. Portanto, nao ha contradicao.

Agora, assumir que os povos da orla do Mediterraneo ate eventualmente, a Nubia (?) sao Bantu e um erro monumental.

Quanto as duas perguntas colocadas, gostaria de ter ambas as respostas s.f.f. mas com evidencias documentadas por factos concretos e nao por oralidade.

Formular uma hipotese destas com base em oralidade, nao difere da crenca em OVNIS, na Atlandida ou no Chupa-Cabra.

Apenas mitos, nao realidades.

Viriato Dias disse...

Igor,

Leste bem a passagem de Fijamo sobre a mente humana? Responda com sinceridade, o que é que pretendem com isso de homossexualidade? Querem colocar esta sociedade igual a outras, sobretudo aquelas onde não há nenhuma diferença entre homem e mulher (diferença do género). Querem introduzir esta doença aos moçambicanos, é isso? Querem, tal como as igrejas, implmentarem a nova doutrina em Moçambique? Por amor de Santo Deus, nem a bíblia trazida judeus constam este tipo de práticas? Será que aquilo que nos ensinaram durante a colonização era falso? Vocês querem estragar filhos de donos com este tipo de traços culturais nefastos para o país. Eu juro que deixarei de me considerar moçambicano se isso algum dia vir a acontecer. Não me revejo com este tipo de sociedade. Isto é uma aberração. E é por isso que a cada dia que passa este mundo está um perigo. Os homens já não vê os sinais divinos. Um jovem que interprelei na igreja, de tranças na cabeça, com calça à cintura, brincos nas orelhas, acha que ele estava disposto a ouvir a palavra de Deus?

Pode perguntar a quem quer que seja que foi meu aluno, NUNCA permiti isso na sala de aulas. Sempre fui um professor (de palmo e meio, se isso vos agrada dizer) que velou pelas boas práticas. É com muita pena que não posso aqui e agora citar nomes, mas factos existem. Não tolero uma sociedade que confundem liberdade de expressão com a subversão das regras básicas dessa sociedade. Se querem promover este tipo de coisas, eu já disse, façam no meio restrito onde não infeste o meu povo. O povo moçambicano não merece este tipo de destino.

Deus fez Adão e Eva e não Adão e Ivo. Será que esta doença não pega na Ásia, porque são duros e fechados com a sua cultura? Porque é que não vão ensaiar este tipo de práticas em outros laboratóriso humanos fora de África? Pode me responder a ou o Igor? Deixem as pessoas curtirem a vida...não traga práticas que deixarão pessoas infelizes.

Pela última vez, repito, caso o Estado moçambicano aprove esta prática mais vale partir para outro mundo, ou viverei em países que jamais este tipo de doenças fosse aceites como modo de vida. Jamais. Palavra de Viriato Dias

Viriato Dias disse...

Samora Machel morreu cedo. É mesmo de lamentar. Juro pela alma dos santos que isso jamais seria aceite em Moçambique. Se é que não posso lutar para impedir o avanço deste grupo, a menos posso dar o cartão vermelho ao governo que estiver na ordem do dia, e só voltarei ao país quando tudo estiver calmo.

MOÇAMBIQUE NÃO PODE CONTINUAR A SER LABORATÓRIO HUMANO PARA TESTES DE PRÁTICAS OU VACINAS, isto é intolerável. Cria-me dó, repulsa saber que um grupo de pessoas procuram membros para formarem uma sociedade ou comunidade de homossexuais no país. Num Moçambique com valores de fazer inveja ao seu criador (Deus) agora, dado algumas fragilidades económicas do seu povo e a preço de um beijo de Judas, querem introduzir doenças reprovadas em outros lugares, mesmo na fonte.

Me perdoe professor Serra, mas seja lá qual for o resultado, não consigo perceber como é que é feita cabeças de certas pessoas que aceitam e promovem estas práticas. Eu não compreendo. QUE FENÓMENO É ESTE AFINAL? UMA FILHA QUE NASCI, EDUQUEI COM CARINHO, FORMEI, ENFIM, VIRAR LÉSBICA, não, eu não aceito. Não aceito mesmo. JURO QUE NÃO. SERIA CAPAZ DE A RENEVAR.

EU CHORO E LAMENTO.

Zicomo

ricardo disse...

Fui investigar a hipotese de ALICIA, do pais das maravilhas.

"As amazonas (do Benim) seriam lesbicas"

e vejam o que encontrei:

http://www.pimenet.org.br/mundoemissao/mulherbenin.htm

E assim que se derrubam os sofismas.

Unknown disse...

Viriato diga o que disser não fale em nome de Samora Machel, ele não era homofobico, tem pelo menos um gay que privava com ele, que fazia parte do seu gabinete e que inclusive morreu com ele ... Não fale em nome de quem não se pode defender.

Anónimo disse...

Agora temos 2 quixotes da Africa lutando contra os moinhos de vento da escuridao, o Viriato luso e o Ricardo local. Mas aqui para o pessoal digam la explicado bem explicadinho como surgiu o homossexualismo nestas bandas. Clarim tocado, entrem rapidinho.
PP

ricardo disse...

E verdade (ja que estao determinados a tirar os esqueletos do armario)...

Gulamo Khan era um gay assumido. Mas tambem um excelente locutor e jornalista.

Ja Ganhao, outro gay, chegou a Reitor da UEM.

De facto, Samora era tolerante com os gays e lesbicas da sua "entourage", porque precisava deles.

Quanto aos outros...ja nao poria as maos no fogo. Mas tambem nao me ocorre te-lo ouvido a falar contra gays e lesbicas em particular. Falava de Prostituicao e Imoralidade em abstracto.

ricardo disse...

Entao sr. PP...

Nao e voce o especialista?!

Ja V. pedi exemplos concretos do que afirma e agora fala-me de moinhos de vento.

Como estamos a ficcionar, diria para ir perguntar a ALICIA do Pais das Maravilhas.

Nao e la a capital do Imperio?

P.S.

Eu ja nao tenho duvidas que essa Lei sera aprovada em Mocambique. Porque ja tem tudo articulado. A V. estrategia e clara. Afinam as vozinhas e atacam os rebentos da classe dominante, minando a sua propria casa para que esta nao tenha argumentos morais para V. contrariar. E ate sei, que ha paises dispostos a financiar projectos em prol dos direitos gay em Mocambique. E como este pais so vive de negociatas & magaivices, que diferenca faz se se aprovar uma lei para proteger o estilo de vida de menos de 1% dos habitantes de Mocambique? Toda, se nas maos destes circular 80% da riqueza do pais!

umBhalane disse...

"Anónimo disse...
Agora temos ...o Viriato luso... PP

1/3/10 7:27 PM"

O Sr. Viriato está em terras lusas.

Não é luso.

São coisas muito diferentes.

Unknown disse...

Ricardo o que é que conhece da comunidade gay em Moçambique? 90% dos membros da comunidades« vive nos suburbios, tem dificuldades em pagar os estudos, em arranjar emprego, em viver em condições minimas. Anda de chapa. Tem dificuldades em ter acesso a cuidados de saúde e a meios de protecção contra HIV/Sida. Tudo isto como a maioria dos moçambicanos. Só que por cima tem que suportar a desciminação na escola, na sociedade e na própria familia, ou, tem de optar por reprimir a sua sexualidade ou viver uma vida dupla.

Quando tu falas dos valores gays que te fazem tanto medo, nem começo por entender onde queres chegar, os meus valores, que me foram passados pelos meus pais, não devem ser muito diferentes dos teus (à parte da tolerancia e respeito pelo proximo), nem muito diferentes dos valores que passo à minha filha.

A batalha por direitos, não inclui o casamento, é muito mais básico, são direitos a Informação, a protecção contra a descriminação, a meios de prevenção de saúde. É a batalha por ter a resposta ao pedido de registo da nossa associação que corre há quase dois anos, parece-me o direito ao associativismo está na constituição e é-nos negado.

Espero que tenhas uma restea de abertura mental para poderes admitir estar errado e como o tipo de ideias pré-concebidas que vinculas são um rastilho de polvora que um dia destes pode fazer que aconteça no nosso pais o que está a acontecer no Quénia, Zambia ou Malawi, que passaram de paises relativamente tolerantes para paises que perseguem e hostilizam os homossexuais.

Passo-te um convite vem à Lambda e vê com os teus olhos o trabalho que é feito e quem são os membros da comunidade, depois faz o teu julgamento mas com conhecimento de causa. Acho que podes ficar surpeendido.

Não tragas as tochas e as forquilhas, deixa essas para uma segunda visita ...

Anónimo disse...

Ricardo, Mil desculpas pela má cópia. Não quiz transcrever toda a frase e esqueci-me de pôs os 3 pontos antes das áspas. Mil desculpas.

Voltando à questão e tentando responder às questões com evidencias documentadas por factos concretos e nao por oralidade. (Estou feito ao bife).

Sobre a "...a cultura gay nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas...". Simples: É difícil apresentar factos concretos, pois antes do contacto civilizacional com os "indomáveis" (he, he, he...) não havia cultura na Africa Negra profunda (já havia no Antigo Egipto e por isso podem encontrar-se próvas documentais); os bantu não tinham cultura e nem religião, havia sim uns nómadas de tangas que caminhavam pelas terras a procura de frutos silvestres (como gafanhotos) e onde encontravam alimentos, aí acampavam e quando acabasse, lá partiam. Não se sabe nada sobre o tipo de família que estabeleciam, do tipo de matrimómio que contraíam, mas se sabe que praticavam o sexo (não se sabe se homo também) e que tinham uns filhinhos. Depois vieram os "indomáveis" com as suas Bíblias e suas culturas (também a "cultura gay")e comecaram a regitar as coisas segundo os seus padrões "indomáveis". Daí que as documentacões datam da época a seguir aos contactos civilizacionais com os "indomáveis".


Sobre a homosexualidade enquanto orientacão. Não quero divagar sobre este ponto porque a sexualidade humana é algo muito íntimo e pessoal (como o próprio sentimento) e que se desenvolve influenciado pelo meio a que o sujeito está inserido, pela "cultura", pela "moral pública ou religiosa", o medo de ser discriminado, etc, etc. Desde que o sexo serviu não só para a procriacão, mas também para outros prazeres, deu lugar à imaginacão e aqui, o sadomasoquismo. (será que usava-se a imaginacão na Africa Negra profunda?) Quero repetir que a homosexualidade, na minha opinião, tem a ver com uma orientacão, um sentimento.

Devo ainda considerar o tabú como o grande factor negativo quando se toca neste tema. TABÚ.

A homosexualidade, enquanto tal, não é algo único do humano, pois os animais também mostram estas orientacões e o nosso primata mais próximo é "doido" pelo sexo homo.

Para terminar, Ricardo, deixe-me dizer-te para que não leves muito a peito a parte tocante aos bantu porque... posso parecer um provocador.

Aceite um abraco
AAS

ricardo disse...

Se calhar querem que eu liste os paises que V. suportam em Mocambique. Ora ai vai: A Holanda, o Canada, os EUA, a Dinamarca. Centenas de milhares de dolares/ano !
Haverao outros? Porque nao vejo eu os governos de paises "progressistas" como Espanha, RSA e Brasil metidos nisso? Hum, hum...misterios.

Quem e representativo dos vossos 90% de gays? La Biba & LaSanta? Os prostitutos da 24 de Julho e Zona Militar que se assumiram gays/transsexuais a troco de umas doses regulares de drogas, sem as quais morrem ou matam? E e uma mentira deslavada que tem dificuldade de acesso a cuidados de HIV/SIDA. Va a Geracao Biz e percebera porque!...

E quem sao os restantes 10%? A "lesbicas" beijoqueiras do Maputo Fashion Week que se beijaram no show para comemorar o regresso do modelo Lionel do Big Brother Africa, por 500 meticais, em nome da causa gay em Mocambique? Os namorados "para frentex" delas que assistiam a tudo de camarote? A "maltinha" do Hipico? A "turminha" do Big Brother?

Onde e que esta o "PODER"?!

Meu caro, furte-se a histeria gay porque, eu certamente declino o V. convite, com elegancia, porque sou uma pessoa ponderada mas com conviccoes formadas pela experiencia da vida quotidiana. Nao faco afirmacoes gratuitas porque apenas esta na moda.

Nao tenho nem medo, nem sequer odio dos gays. Simplesmente, porque me sao indiferentes como seres sexuais.

Facam o foclore que quizerem, mas nao invadam o nosso espaco Heteressexual com as V. tretas. Tambem temos direito ao nosso estilo de vida. Por isso respeitem-no e construam um predio do telhado para baixo, mas no V. quintal.

Como ja disse. Somos duas linhas paralelas, por mais que caminhemos lado a lado nunca nos encontraremos.

ricardo disse...

Vou levar o texto do AAS para o campo da brincadeira de duas patadas a tres carambolas.

Agora e que o V.D. lhe vai chegar com a roupa ao pelo.

"Bantus sem cultura...eh,eh,eh". O grande Zimbabwe e obra de extraterrestes. E eu, um homezinho verde de Marte.

So pode.

Anónimo disse...

Vi a postagem do Professor com as imagens do Grande Zimbabwe e pensei: é desta que me penduram!(Daí, quase provocador). Mas para além do Grande Zimbabwe, há outras obras espalhadas pelas cavernas fora.

Ricardo, leva à brincadeira, mas a sério. e a parte a homosexualidade enquanto orientacão? não dizes nada?

Só faltava esse sr. se meter comigo depois de ter dito que não responderia nunca enquanto eu nao me identificasse.

AAS

P.S. Vou continuar a assinar AAS para evitar o dono da Africa e dos africanos

Anónimo disse...

Já agora, Ricardo, podes tu provar-me com factos credíveis que não existia a homosexualidade ou "cultura gay" entre os africanos da Africa negra profunda antes da chegada dos "indomáveis"? e o que é cultura?

Viriato Dias disse...

Deixe-os. É mais um plano Nó Górdio ms com outras pretensões. Tenho pena que o Igor esteja a tirar dividendos desta tal associação a custa da cegueira dos meus irmãos moçambicanos, intrujados a seguir um mandamento que nem ela nem os seus acólitos seriam capazes de seguir.

Aqui estarei para acolher as vítimas deste plano banal, doença importada dos desejos de uma determinada casta com fins lucrativos. Nunca vão as bases, ao centro da miséria, pelo contrário, estão em Maputo para promover esta campanha.

Quanto a Samora, Ricardo respondeu por mim. Samora não tolerava certas pessoas nem certas coisas que não importa aqui dizer (não vamos lamber feridas) mas precisou delas para atingir os seus objectivos, tal e qual fez Mugabe...Meia palavra basta, para um bom entendedor. Obrigrado Ricardo.

Zicomo

Unknown disse...

Pois é Ricardo mais me mostra que muita fala e muito pouco conhece.

Vá à Lambda e veja com os seus olhos quem são os financiadores da Lambda e quanto financiam e onde é aplicado o dinheiro, não há mistérios, alias já que tem tanto receio em lá aparecer vá-se confrontar sabe-se lá com o quê, eu mando-lhe uma cópia do relatório anual quando estiver pronto.

Já agora a Lambda trabalha com o Programa GeraçãoBiz para chegar a comunidade HSH, pelos vistos não sabia disso mas conheçe uma das respostas positivas do nosso trabalho.

Faz declarações gratuitas sim, não sabe do que fala e se quisesse saber aceitava o meu convite, mas deve ter mais a perder do que a ganhar com a visita...

Lamentavel ...

Danilo disse...

isto está a ficar muito "boring"...

já percebi.. os homossexuais em moçambique são todos uns prostitutos, vendidos, traidores da pátria, da moral e dos bons costumes.

e quem os defende plural, e direitos iguais para todos e todas ...são uns "mente limpa" que estão ao lado dos prostitutos e de igual forma a contribuir para a decadência da moralíssima sociedade moçambicana etc etc....ok ok...

mas agora podemos voltar a questão?

sei que este assunto "toca-nos" no fundo...mas é preciso ter calma, respirar fundo... organizar as ideias, por tim tim por tim tim. confrontar com a realidade, ter certeza do que falamos e verdade e possivel de comprovar...depois postar... afinal leste não é o espaço para ver quem fala mais alto ou mais escreve...... evitem fazer generalizações e insultar pessoas que mal conhecem...

precisamos de pelo menos concordar que a homossexualidade é uma característica humana e que não depende se somos negros, brancos ou amarelos,... temos de ultrapassar isto para nos mover para outro nível.

mas antes de me retirar queria dizer 2 coisas:

1.só mais uma coisa... não sei qual é a ligação que certas pessoas neste blog tem com o partido no poder... mas não aconselharia a falar em nome de partidos políticos, a não ser que tem um mandato para isso.

2. a questão dos direitos das minorias sexuais não depende de partido A ou B...é uma questão de se respeitar a constituição e os procedimentos administrativos e nada mais. pode levar o seu tempo, mas vai se concretizar. não temos pressa.

Unknown disse...

Danilo seria bom esperar sentado...

Danilo disse...

Sentado, deitado... como for... a paciência é uma virtude e deve ser cultivada, especialmente numa sociedade que existe muita ignorância, medo, disconfiança e pouco interesse em investigar os factos.

Caro chacane...enfim... paciência é necessário.... daqui a uns anos estaremos todos a rir das nossas tolices dem relação a este assunto.

ricardo disse...

Para o jovem casal gay...

Está a ficar bothering sim, senhor!

Eu já estou cansado do V. elitismo Gay, confirmando em que ambiente vocês gravitam. De vítimas inimputáveis.

Entendem V.Excias que eu nada sei sobre a geracao Biz, então é melhor parar por ai, por respeito ao que fazem lá. O que nunca me irão convencer é que naquele local, onde vão centenas de adolescentes, estudantes, jovens com todo tipo de questões, receios e doenças, nunca lá foram muitos gays "devidamente identificados" e tratados como deve ser, MUITO ANTES de V.Excias aparecerem por aí armados em sindicalistas da causa cor-de-rosa!

Os factos credíveis...

Não disponho e nem sequer me foi indicado, isto:

1- Manifestações culturais gay por exemplo, por exemplo, no seio dos pigmeus, à chegada dos europeus no ex-Congo Belga;

2- Que hajam relíquias históricas (monumentos, inscrições, pinturas rupestres, etc.) que sugiram a cultura gay antes da chegada de outras civilizações;

Tudo isto, são vestígios facilmente comprováveis em outras civilizações onde a cultura gay alguma vez existiu. Assim, temos os vasos gregos e romanos. Os hieroglifos. As pedras talhadas em Sâncrito. Os batiques chineses. Textos filosóficos Nipónicos, etc. etc.

Todo investigador sabe de que é que estou a falar. E não me pergunte o que é cultura, porque certamente, eu sei que cultura não é só batucada!

Pois que, foi com essa metodologia que puderam demonstrar a existência de homossexualidade na civilização Egípcia.

Mas não, resta-lhes a oralidade.

É inconcebível que a afro-americana Alicia Banks defenda que porque Africa é o berço da humanidade, também deve ser o berço de tudo que acontece na humanidade. E chega ao ponto de sugerir que as Amazonas do Benim, teriam que ser lésbicas (como ela).

É incrível que se confundam alguns ritos de iniciação, ou até de feitiçaria, com cultura gay.

Então, as matronas que "montam" as meninas de Cabo Delgado são lésbicas também?

E o ingerir uma beberragem instantânea de sangue, suor e semen de vários homens, faz um homossexual?

E tantos outros exemplos que são trazidos pela oralidade, cuja origem se radica ainda muito antes das civilizações mais conhecidas.

Os quimbandas. Alguém quiz explorar o exemplo que eu dei do livro de Pepetela? Então, os habitantes originais da Ilha de Luanda só podem ter sido gays, porque a sua vestimenta sempre os denunciou, não é?

E os Haussas da Nigéria, esses então, só poderiam ser gays. É com cada bubu...

Enfim, as coisas incríveis que só a pseudo-ciência pode conceber.

Finalmente, há aqui que separar dois grupos de gays:

1. Aqueles que, geneticamente, desenvolvem características andrógenas e desenvolvem tiques femininos ou masculinos e um dia assumem-se como gays ou transsexuais. Que remédio;

2. E outros, por questões existênciais do seu próprio EU, ora saiem do armário, ou voltam a entrar nele, conforme as estações do ano.

São estes últimos que me preocupam. Porque a argumentação deles vai no sentido de se inverter os termos da vida em sociedade, com base nos erros da humanidade.

Mas a humanidade somos todos nós. E a responsabilidade também.

Ou seja, filosoficamente, não concordo com a sua ideologia. E dela me resguardarei.

Unknown disse...

Ricardo "jovem Casal Gay", gostei, já é um começo ...

Casal: "
Casal é um par de pessoas unidas por casamento ou por outro tipo de compromisso amoroso, como união estável ou namoro, por exemplo.".

Estas oficialmente convidade para a boda ... queres ser padrinho?

Anónimo disse...

Ricardo, Ricardo, és excelente a argumentar e contra-argumentar. EXCELENTE! Nas gordas palavras tuas encontro sinais bons de um diálogo possível, desde que te apresentemos provas convincentes. Tudo bem, "Time will tell!"

Ja anteriormente admitiste a possível existência da homosexualidade no Antigo Egipto e, para mim, desde que o Antigo Egipto também é parte da Africa, concluo, respondendo a questão levantada pelo Professor, que SIM, que a homosexualidade existia em Africa e que não foi trazida pelos europeus. Podemos ir buscar outras explicacões.

Na tua última postagem escreves: "Finalmente, há aqui que separar dois grupos de gays:

1. Aqueles que, geneticamente, desenvolvem características andrógenas e desenvolvem tiques femininos ou masculinos e um dia assumem-se como gays ou transsexuais. Que remédio;"

Ricardo, basta que admitas que há um grupo de pessoas que, geneticamente, desenvolvem características endrógenas... para estar (quase) de acordo com os outros que a homosexualidade é uma característica humana. Por isso, sou da opinião de que a homosexualidade não foi trazida pelos europeus, mas é algo natural, pois manifesta-se também nos animais (só que o humano é ou devia ser racional). Se desenvolvem tiques femeninos ou masculinos ou talvez nenhum destes, dá muito pano para outra discussão. Quanto ao outro grupo de gays, acho que é o que está a trazer confusão, generalizacão e estigmatizacão à este debate.

Só fiquei sem perceber se devemos aceitar e respeitar ou proibir e punir a homosexualidade; se uma sociedade democrática deve tolerar ou impedir a homosexualidade.

E porque o "Que remédio;"?

Quando perguntei sobre cultura, não quiz significar que não entendes o que cultura é, quiz simplesmente referir que se pode usar a cultura em contextos diferentes, dependendo daquilo que queremos defender, assim como foi usada para provar a homosexualidade no Antigo egipto, ou para dizer que os "bantu não tinham cultura". Só isso.

AAS

Esta de "...dois grupos de gay", faz-me lembras os "bons e os maus gays"

Danilo disse...

Bem disse acima que por mais que se apresentem provas, há gente que não vai mudar de posição. Não vai arredar pé.

Porque aceitar que a homossexualidade sempre existiu em África é por a prova todo o mito que foi criado em torno da sexualidade dos africanos. Ao longo dos tempos construiu-se e solidificou-se o mito do africano, macho, heterossexual, viril, avantajado, insaciável sexualmente e dominante.

Para muitas pessoas (principalmente os homens) a questão da homossexualidade é uma ameaça à sua masculinidade e a hierarquia estabelecida. Vêem a homossexualidade como algo que os enfraquece...colocando os vulneráveis.

De alguma forma acho que este debate está um pouco adiantado. Antes dele talvez deveríamos discutir coisas como:
• Quem são os africanos e o que torna um indivíduo legítimo africano? Será que existe cultura africana?

[Quanto ao termos “legítimo”, parece que aqui (digo neste debate e um muitos outros em Moçambique ) é importante. Porque parece que existem uns mais africanos ou mais moçambicanos que os outros e que os não-“legítimos” ( que não sei qual é o padrão) não tem que meter colher sobre certos assuntos...bem isso é outra coisa]

• Quem são os moçambicanos e o que torna um indivíduo legítimo moçambicano? Existe uma cultura moçambicana?
• O que significa ser homem? O que significa ser mulher?
• O que é são princípios morais e de onde eles advêm? O que torna uma pessoa imoral.

Acho que depois disso estaríamos prontos para discutir sobre a homossexualidade, não como acto sexual, mas como identidade e a necessidade de afirmação dessa identidade nas sociedades modernas. Pois, do jeito que está parece que são muitas discussões numa só.

Só mais uma coisa... Como é que a garantia e gozo dos direitos comuns (heterossexuais e homossexuais) tira direitos aos heterossexuais? Em outras palavras: qual é o heterossexual que perde os seus direitos porque os homossexuais tem os mesmos direitos que ele?

Viriato Dias disse...

É nossa obrigação travar uma batalha de prestígio. Eu concebo a pátria como o património dos nossos antepassados e o futuro que construímos, sem nunca descorarmos os valores, princípios, regras, conduta de uma sociedade que herdamos dos nossos ancestrais. Não podemos permitir que um grupo de pessoas (que fique claro isto) com interesses obscuros, com fins lucrativos, imbuído por um desejo mortal, único desejo, de formar um clube de pessoas anormais e, por essa via, tornarem-se em novos heróis da pátria. Eles que se dizem de inovadores, de mente limpa, de civilizados, os progressistas.

Querem fazer de Moçambique um laboratório. Já ontem disse que nós éramos cubais para seremos testados à provas ou à sistemas falhados. Este plano, Nó Górdio, que querem desencadear sobre o país, confesso, vai ter as mesmas repercussões que teve Kaúlza Oliveira de Arriaga quando, sem sucesso, pretendeu acabar como país em 24h. Escondem-se em associações de fins humanitários (aqui me rendo a geração BIZ e outras que procuram mitigar o sofrimento do povo moçambicano) para conseguir os seus intentos.

Os verdadeiros homossexuais, os gays, os lésbicos provavelmente estejam quietos. Estes, existindo, estão no seu canto e quando querem e podem, satisfazem os seus apetites /caprichos ser no entanto revelar desejos de formar uma comunidade ou de solicitar a Assembleia da República uma lei que lhes conferisse este direito. Um direito que eu (é pessoal) condeno e recuso-me terminantemente em aceitar. Condeno porque terá consequências nefastas a nossa sociedade.

Julgo não ser o dever da AR discutir tendências sexuais, muito menos apetites sexuais de uns em detrimento de outros. É dever primordial da AR fazer leis viáveis para desbloquear o país da hecatombe em que se encontra. Desejos pessoais, repito, que sejam praticados em ambientes afins. AGORA, INFELIZMENTE, PERCEBO O PORQUE DE ALGUMAS ASSOCIAÇÕES DE CARRIS HUMANITÁRIAS ESTÃO FALIDAS. TAMBÉM LAMENTO QUE O HIV-SIDA, A MALÁRIA E OUTRAS EPIDEMIAS, CONTRARIAMENTE DO QUE PENSÁVAMOS, CONTINUAM A SOMAR PONTOS E VÍTIMAS, PORQUE ESTAS ASSOCIAÇÕES VIRARAM CLUBE…

Depois de conseguirem que a AR legislasse este tipo de práticas, porque assim agem as chamadas pessoas com mente limpa, irão promover outro tipo de espectáculo. Eles mesmos, como disse FIJAMO, nem a baixo preço permitiram que os seus se tornem homossexuais. O país precisa de concertar as suas energias com outro tipo de necessidades e não este que terá consequências nefastas. Não é que a nossa sociedade é analfabeta, mas o povo sabe preservar os valores dos seus antepassados e defende-os de pé. Não precisa ser sociólogo nem especialista na matéria para perceber que à introdução oficial desta doença, em Moçambique em particular, poderá causar dor, luto, etc. Mesmo a nível da Europa, a fonte desta inovação, as pessoas convivem mal com esta doença.

Quem avisa amigo é. Agradecia se o Igor e seus parceiros começassem a pensar em novas ideias, em novos projectos, em novas iniciativas, em novos planos, em novos métodos de acção que contribuíssem para o progresso de Moçambique e não este, cujo nome de tanto arrepiar causa-me efeitos negativos e mau estar. Zicomo

Danilo disse...

Viriato, Viriato, você fala, rebola, guincha e estrebucha, mas não diz nada
1. Você realmente acredita que a homossexualidade é uma doença? (todos especialistas da psicanálise e psicologia do mundo incluindo o próprio MISAU devem estar loucos!)
2. Você realmente acredita que nós somos um clubinho de pessoas sem nada a fazer que um dia acordou e disse: vamos lá malta! Vamos formar nosso clubinho para chatear os homofóbicos!
3. Você realmente acredita que existe realmente numa conspiração MUNDIAL para acabar com a nossa pátria amada através da “introdução da homossexualidade” (agora além de prostitutos viramos armas biológicas.palhaçada né!)
4. Você realmente acredita que nós precisamos que uma AR legisle para que nós possamos ter sexo livremente? (loucura no mínimo). O Pessoal trepa há séculos sem precisar de lei nenhuma.
5. E porquê será que o assunto o deixa TÃO ENCOMODADO ao ponto de perder o mínimo da sua racionalidade? Algum sentimento recalcado?
Pessoal, alguém põe esse homem num divã né!

Anónimo disse...

Professor Carlos Serra,

Não sei se o questionário vai ao encontro daquilo que pretendeu quando aquí o colocou, mas eu noto que este assunto está a tomar um rumo diametralmente oposto às questões colocadas e em vez de vermos respondidas às questões, passamos a assistir insultos, agressões à sexualidade individual e outro tipo de injúrias só porque uns têem orientacões sexuais diferentes às dos outros.

Não seria bom dar o questionário por terminado (desta vez)? Acho que os resultados provisórios servirão para o fim pretendido pelo professor quando o colocou; não seria bom? É só uma sugestão.

Domingos Dinis

Danilo disse...

E se você acredita que homossexualida e uma doença. Qual é a cura? Eu preciso de me curar hoje, agora! Porque melhor é ser hétero, viver numa boa sem discriminação, com todos os direitos garantidos e com a bênção do papa e da madre igreja.

Quanto a conspiração...é melhor recolher todas as provas hoje, vão ser úteis quando você iniciar o processo Viriato Vs Homossexuais (palhaçada!)

Viriato Dias disse...

Danilo,

Eu penso por mim e não pelo MISAU ou por qualquer outro organismo de saúde. Para mim, para o meu meio, para a Sociedade, a homossexualidade é uma doença moderna.

Não me cabe na cabeça outra ideia, ainda que desfilem mil argumentos, é para mim uma doença não menos grave que o terrorismo. Deixar que um clube de amigos, infelizes com a vida, introduzam no país um prática doentia, é permitir que os valores básicos, moral, enfim, todo o berço de princípios herdados dos nossos antepassados, sejam fracassados. Isto não devemos permitir. Sou obrigado a concordar com o Mugabe (v. uma das fontes disponibilizadas pelo Professor Serra o assunto) que diz mais ou menos o seguinte “um verdadeiro africano não é homossexual”.
Se vocês estão a trepar a muralha, segundo as suas palavras, eu bem sei disso e sinto muito por isso, mas deve saber, caro Danilo, que há sempre um louco, um frustrado, que acredite em coisas destruidoras.

Os planos do Hitler, mais recentemente de Blair ou Barroso, tiveram seguidores. É normal que algumas pessoas estejam a seguir as vossas pegadas. Como seguem as pegadas das igrejas proliferaras, aquelas que se dizem ser a verdadeira salvação de Cristo, que faz ver o cego, falar o mudo (…) e não me admira, por isso, que uma parte do meu povo, incauta ou instigado pelo apetite estomacal, esteja a seguir a vossa ceita. Será por pouco tempo. Depois de “vos mamar a mola”, que nem sequer é vossa, pois vos sois emissários da fonte, estes mesmos que enganais, estarão contra vos.
Eu não concordo com a vossa pretensão. Não concordo que tenha que mobilizar pessoas por uma causa perdida, uma causa que vai, a si e ao seu grupo, responsabilizar pelas consequências que poderão causar.

Se o Danilo e o Igor são homossexuais assumidos, “maridos e mulher” (meu Deus) que sejam felizes com isso, com a vossa opção, mas não façam da vossa escolha, dos vossos desejos, um imperativo para a condição dos incautos. Sejam vocês homossexuais e felizes. Repare que a SIDA, uma doença mortífera, as pessoas convivem mal com ela. Imagine esta nova doença, cujos dicionários descrevem-na com pudor, sejam implantado no país. O que será? Já imaginou isso o Danilo? Você está a ser movido pelas ideias liberais, de mente limpa, mas esquece-se que está no terreno diferente, uma realidade que não tem nada a ver com a fonte inspiradora.

Se vocês não são clubes, então deixam de aparecer a custa das organizações humanitárias. Deixem de se encapuzar nessas organizações. O Ricardo, que muitas das vezes está em desacordo comigo, fez uma autópsia excelente do vosso grupo, o que tem a dizer? Se ele não é fruto dos ideais indomáveis, donde é que surgiu esta ideia? Ainda que em África tenha existido homossexuais (o que não acredito, nem de longe nem de perto) porque é que vocês foram buscar uma coisa que o passado se encarregou de destruir? Pode me dizer a razão?

Ainda assim julgam-se no direito de adoptar uma criança. Com que moral? Como uma pessoa ou um grupo que pretende destruir uma sociedade inteira (até certo ponto a si mesmos) pode adoptar uma criança? Pode me responder? Qual é a moral e o que pretende com esta comunidade? Já alguma vez foram dizer ao povo de Mutara ou de Tsangano que são homossexuais, pois tenha muito cuidado, levem a FIR. Isto a mim cria repulsa, não aguento mais só de pensar que o homem (ser humano) não aprende mesmo. Zicomo

Danilo disse...

De onde vem esse ódio todo para alguem tão jovém? Ceus nos acudam!
Quem foi o homossexual que lhe fez tanto mal...

mas como o outro disse... "apesar de você..."

Viriato Dias disse...

Danilo,

Como curar um homossexual? Esta foi a sua pergunta, não é? A minha resposta é simples: trata-se, tal como outras doenças. Só não há remédio para a morte. Não serei eu a vos julgar, serão estas pessos a quem vos enganais.

Eu contei-te a história da minha sobrinha, casa e tudo. 30 ano depois, porque Elton John declarou-se gay, sendo ela fã deste artista, dias depois tinha assumida em público, em Tete, que era homossexual e lésbica. Sabe-me dizer quantas como ela seguiram os desejos de Élton John?

Danilo, acha que isto é justo? Você é homossexual desde quando? Você ainda não respondeu as mil perguntas que lhe faço, limita-se a responder dentro das mantas, numa teperatura de 50 graus. Por favor, seja coerente consigo.

Leia bem o exemplo de igrejas, das inovações técnicas e religiosas que elas trouxeram, o que deu? Se mal conseguem curar-se a si próprios como pode ser o salvados? Não há nenhuma diferença com a vossa associação. Já para os albinos é diferente, ai há uma causa, um facto. Aqui, se me permite o professor Sera, deixo a minha homenagem ao Belegarde, meu colega da faculdade, que muito tem feito pela causa dos albinos.

Zicomo

Danilo disse...

Continuo esperando pela receita da cura...(palhaçada!)

"A pessoa preconceituosa tende a partir do princípio de que ela própria é o modelo ideal de ser humano, condenando à exclusão social todos os que aparentemente se diferem dela..." leia e reflita

Carlos Serra disse...

Na Wikipédia, tendo eu retirado as notas: "As principais organizações mundiais de saúde, incluindo muitas de psicologia, não mais consideram a homossexualidade uma doença, distúrbio ou perversão. Desde 1973, a homossexualidade deixou de ser classificada como tal pela Associação Americana de Psiquiatria e, na mesma época, foi retirada da Classificação internacional de doenças (sigla CID). Em 1975 a Associação Americana de Psicologia adotou o mesmo procedimento, deixando de considerar a homossexualidade como doença. No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixa de considerar a homossexualidade como um desvio sexual e, em 1999, estabelece regras para a atuação dos psicólogos em relação à questões de orientação sexual.No dia 17 de Maio de 1990 a Assembléia-geral da Organização Mundial de Saúde (sigla OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, declarando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão" e que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura da homossexualidade. Por fim, em 1991, a Anistia Internacional passa a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade

Anónimo disse...

Viriato Dias, ainda tu não tinhas nascido e já a homosexualidade não era considerada uma doenca, distúrbio ou perversão!

Domingos

Danilo disse...

Sincerly…ceus!
Bem eu acho que este debate já descambou. Mas antes de terminar com as minhas intervenções gostaria de deixar um “food for thought”….

Se percorrerem os meus post por duas vezes que eu disse que o debate não se tratava de convencer A ou B a aceitar a homossexualidade. As pessoas não são obrigadas a isso.

Por exemplo, não podemos obrigar um branco racista a ter um negro dentro da sua casa se ele não o quiser. Contudo, não podemos tolerar que esse branco racista tenha atitudes racistas em locais públicos e nem que escreva comentários racistas em jornais ou blogs. este é o primeiro ponto.

O segundo, temos que perceber que o mundo é dinámico. Como cientistas sociais que alguns pretendem se tornar é preciso ter a capacidade de ver o mundo muito mais amplo, muito para além deles próprios. Se se fecharem em si será o vosso fim.

Negar factos, substimar pesquisas e resoluçoes de organismos internacionalmente reconhecidos só porque não concordam com a nossa visão redutora é grave…muito, muito grave… eu não empregaria um profissional ( se é que se poderia chamar profissional) assim para lecionair nem na cochichina.

Acções como minimizar, ridicularizar as questões não são muito dignas de futuros cientístas sociais. Para os que nunca sofreram com a discriminação, vexamento, violência física e psicologica nunca chegará a altura de aliviar o sofrimento dessas pessoas. Se não formos nós a organizarmo-nos e a formar os nossos “clubinhos” para reclamar respeito e dignidade quem o fará? Os Viriatos e os Ricardos deste mundo é que não. Para eles quanto mais invisiveis os homossexuais estiverem melhor.

Se não me engano ( e se traduzi bem) disse Martin Luther King “ medidas legislativas podem não ganhar corações, mas previnem os sem coração de fazerem maldades”….

Gostaria de aproveitar e esclarecer que a LAMBDA não pediu reformas legislativas. O direito ao associativismo é um direito constitucional e não pode ser negado. Não cabe a parlamento nenhum aprovar ou deixar de aprovar o registo de uma associação. Não cabe a partido nenhum, aprovar ou deixar de aprovar o registo de uma associação. É um procedimento administrativo e nada mais. Pois se esse procedimento não é cumprido, o estado tem de justificar a sua recusa com base na lei, e não em juizos de valores. Por isso sosseguem que nem ARs nem Frelis tem haver com isto, e se tem estão errados.

É preciso reparar que a maioria dos movimentos abolicionistas, feministas, libertadores e humanistas iniciaram com gente formada, que tinha consciência dos seus direitos ou percebia da necessidade de viver-se numa sociedade mais igualitária e livre de preconceitos. Não é diferente com os movimentos que lutam pelos direitos LGBTI a nível internacional e não é diferente com o movimento LGBTI moçambicano.

Quanto ao trabalho que desenpenhamos na LAMBDA. Que mais podemos querer que reconhecimento da nossa comunidade e dos nossos pares ( outras ONG da sociedade civil).

O mundo está a dar voltas… em Dezembro de 2008 uma resolução para a discriminalização da homossexualidade foi assinada da ONU por 66 paises. A questão da homossexualidade está na agenda internacional e regional ( não é so Moçambique). A comissão Africana dos Direitos Humanos começa a olhar para esta questão com mais seriedade. Mais e mais académicos, juristas e cientistas sociais africanos começam a interessar-se pelo assunto. A igreja católica já não é lei no mundo e dia a dia os seus dogmas são questionados… novos ventos se avizinham. Quer queiramos quer não assunto transcende-nos….

Carlos Serra disse...

Eventualmente chegou a altura de descansarmos neste debate, as linhas foram expostas, as diatribes sobejam.

Anónimo disse...

...finalmente o caro professor cansou-se das insanidades do Viriato e acertou-lhe o passo !!!!
Bem haja professor,a bem dum Moçambique sério e responsável !!!!!

Tóxico

Carlos Serra disse...

Não, não me cansei em geral e não me cansei em particular. Apenas acho que os argumentos já foram expostos num tema delicado como este.

Anónimo disse...

o seu post da wiki não deixa margens para dúvidas caro professor,mas de modo algum arrastá-lo para o seio da loucura que foram certas posições...
...eu já estava cansado de intolerância radical e foi como uma lufada de ar fresco no meio do inferno !!!!!
as minhas sinceras desculpas !
Tóxico

ricardo disse...

Pelo desenrolar do debate, pudemos perceber o quao o lobby gay e ja tao influente em Mocambique. Provando que ja somos governados por muitos dos seus ideais.

Pena e que me tenha sido censurada a resposta ao convite feito pelo jovem casal para ser seu padrinho de casamento.

Delito de opiniao. Muito feio.

Mas, a luta continua. A gente verga mas nao quebra.

ricardo disse...

The Military and the Monetary,
from thousands of miles in a Saudi Arabian sanctuary,
kept us all wondering if all of this was really truely, necessary.
We've got to work for Peace,
Peace ain't coming this way.
If we only work for Peace,
If everyone believed in Peace the way they say they do,
we'd have Peace.
The only thing wrong with Peace,
is that you can't make no money from it.
The Military and the Monetary,
they get together whenever they think its necessary,
they've turned our brothers and sisters into mercenaries,
they are turning the planet, into a cemetery.
Got to work for Peace,
Peace ain't coming this way.
We should not allow ourselves to be mislead,
by talk of entering a time of Peace,
Peace is not the absence of war,
it is the absence of the rules of war and the threats of war and the preparation for war.
Peace is not the absence of war,
it is the time when we will all bring ourselves closer to each other,
closer to building a structure that is unique within ourselves
because we have finally come to Peace within ourselves.
The Military and the Monetary,
The Military and the Monetary,
The Military and the Monetary.
Get together whenever they think its necessary,
they've turned our brothers and sisters into mercenaries,
they are turning parts of the planet, into a cemetery.
The Military and the Monetary,
The Military and the Monetary,
We hounded the Ayatollah religiously,
Bombed Libya and killed Quadafi's son hideously.
We turned our back on our allies the Panamanians,
and saw Ollie North selling guns to the Iranians.
Watched Gorbachev slaughtering Lithuanians,
We better warn the Amish,
they may bomb the Pennsylvanians.
The Military and the Monetary,
get together whenever they think its necessary,
they have turned our brothers and sisters into mercenaries,
they are turning the planet, into a cemetery.
I don't want to sound like no late night commercial,
but its a matter of fact that there are thousands of children all over the world
in Asia and Africa and in South America who need our help.
When they start talking about 55 cents a day and 70 cents a day,
I know a lot of folks feel as though that,
thats not really any kind of contribution to make,
but we had to give up a dollar and a half just to get in the subway nowadays.
So this is a song about tommorrow and about how tommorrow can be better. if we all,
"Each one reach one, Each one try to teach one".
Nobody can do everything,
but everybody can do something,
everyone must play a part,
everyone got to go to work, Work for Peace.
Spirit Say Work, Work for Peace
If you believe the things you say, go to work.
If you believe in Peace, time to go to work.
Cant be wavin your head no more, go to work.

musica aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=hPqpV9olIlw&feature=related

ricardo disse...

O real problema...


Work For Peace (Gil Scott-Heron)


Back when Eisenhower was the President,
Golf courses was where most of his time was spent.
So I never really listened to what the President said,
Because in general I believed that the General was politically dead.
But he always seemed to know when the muscles were about to be flexed,
Because I remember him saying something, mumbling something about a Military Industrial Complex.
Americans no longer fight to keep their shores safe,
Just to keep the jobs going in the arms making workplace.
Then they pretend to be gripped by some sort of political reflex,
But all they're doing is paying dues to the Military Industrial Complex.
The Military and the Monetary,
The Military and the Monetary,
The Military and the Monetary.
The Military and the Monetary,
get together whenever they think its necessary,
They turn our brothers and sisters into mercenaries, they are turning the planet into a cemetery.
The Military and the Monetary, use the media as intermediaries,
they are determined to keep the citizens secondary, they make so many decisions that are arbitrary.
We're marching behind a commander in chief,
who is standing under a spotlight shaking like a leaf.
but the ship of state had landed on an economic reef,
so we knew he was going to bring us messages of grief.
The Military and the Monetary,
were shielded by January and went storming into February,
Brought us pot bellied generals as luminaries,
two weeks ago I hadn't heard of the son of a bitch,
now all of a sudden he's legendary.
They took the honour from the honourary,
they took the dignity from the dignitaries,
they took the secrets from the secretary,
but they left the bitch an obituary.
The Military and the Monetary,
from thousands of miles away in a Saudi Arabian sanctuary,
had us all scrambling for our dictionaries,
cause we couldn't understand the fuckin vocabulary.
Yeah, there was some smart bombs,
but there was some dumb ones as well,
scared the hell out of CNN in that Baghdad hotel.
The Military and the Monetary,
they get together whenever they think its necessary,
War in the desert sometimes sure is scary,
but they beamed out the war to all their subsidiaries.
Tried to make So Damn Insane a worthy adversary,
keeping the citizens secondary,
scaring old folks into coronaries.
.../...

Carlos Serra disse...

Se a ideia a passar é a de sou neste diário governado pelos ideais do "lobby gay", está enganado. Procuro, apenas, ser guiado por algo chamado bom senso.

Anónimo disse...

Partiu cansado e "lambendo as feridas" fruto de uma longa e dura batalha e ainda teve fólego para um último aviso: "da próxima, levas ainda mais!"

Agora vou cantando o "cálice" de Chico Buarque & Milton Nascimento (este último, gay).

AAS

Anónimo disse...

eu não sou gay, sou casado,tenho filhos,tenho uma neta e vou ter outro neto daqui a alguns meses,adoro a espécie mulher,mas não posso deixar de me solidarizar com a causa,pois penso que neste mundo temos de usar a inteligência,o bom senso,e acima de tudo a tolerância !!!!
Conheci ao longo da minha vida homossexuais,com alguns tenho amizade de uma vida,outros conheço que são mais exuberantes, e depois?????
Somos todos gente,seres humanos e o amor não escolhe sexos,é só e simplesmente amor !!!!

Tóxico

ricardo disse...

O nosso anonimo brincalhao...pois claro. Depois da carnica, vem as hienas limpar a savana.

Muito bem. O que e que esta a insinuar? Que eu deixe de ouvir musica feita por gays?
Assercoes causa-efeito sem fundamento solido e discurso anarco-masoquista. Indubitavelmente.

Hum...hum, as coisas bestiais que acontecem neste blog.

Que tal, ao invez de chorar sobre o sangue derramado do seu "Calice", abana-lo como ao capacete?

Aqui vai a sugestao: http://www.youtube.com/watch?v=7Y-6nGxRd28

Carlos Serra disse...

Depois da meia-noite local começa a série "Homosexualidade e prismas".

Anónimo disse...

Disculpa Ricardo, eu estava a pensar no "chamuale", o outro, e não não era dirigida à ti, mas pelas reaccões dá pra ver que "o capacete serviu à muitos".

Um último remate de minha parte: revejam os resultados do inquérito sobre a homosexualidade em Africa.

AAS

Anónimo disse...

de visita a este blogue que muito aprecio, dei com esta discussão.

surpreendo-me com a quantidade de argumentos contra a homossexualidade e, sobretudo, com as alusões à 'introdução' da homossexualidade em áfrica pelos europeus.

com todo o carinho para os que defendem esses pontos de vista, não me parece que a informação nos dias de hoje vos permita fazer afirmações tão alheadas da realidade.

a ver:

1. a homossexualidade não é uma prática nem uma escolha; é uma orientação sexual - nasce-se com uma determinada orientação, seja ela homo, hetero, bi ou transgender.

2. a sua dita 'introdução' em áfrica, assim anunciada, é portanto um rematado disparate.

3. nasci e cresci em moçambique e desde que me lembro vi e reconheci homossexuais em todos os sítios e em todas as camadas sociais.

4. ser homossexual é como ser negro ou branco, ou asiático ou louro ou moreno. não se escolhe. nasce-se assim.

5. portanto, quem sois vós para dizer que toda a gente tem de nascer hetero ou negra ou loura ou lá o que seja?

6. a criação, que à luz do nosso conhecimento actual pode muito bem ser chamada biodiversidade ou outra coisa qualquer que englobe a infinda quantidade de seres e organismos que povoam a terra, compreende muitas coisas, entre elas a homossexualidade.

7. tereis vós, por alguma razão que me escapa, a pretensão de saber mais do que a criação ou a natureza?

8. estarei eu enganada ou defendeis, como hitler e outros ditadores, que apenas parte da criação e do imenso poço de genes mundial deve existir?

9. que espécie de genocídio defendeis aqui quando vos recusais a aceitar os vossos irmãos e irmãs homossexuais?

10. ignorais por acaso a imensa solidariedade, espírito combativo e incansável criatividade desses irmãos em todo o mundo?

11. esqueceis que a luta dos homossexuais contra a discriminação tem dado a mão e lutado ferozmente contra todos os preconceitos, inclusive os raciais que ainda perduram por esse mundo fora?

12. com que direito decidis vós sobre os direitos de outros seres humanos, cujo direito fundamental é gozarem os mesmos direitos que todos os habitantes do planeta?

desculpem a diatribe inflamada, mas tenho moçambique como um dos países mais castigados e com mais vontade de sobreviver do mundo e não percebo como podem surgir dúvidas sobre direitos fundamentais entre pessoas de bem e de garra.