O Prof. Augusto de Franco (especialista de redes sociais) tem um texto certamente provocateur intitulado "Desobedeça - uma inspiração para o netweaving". Aqui. O que o leitor opina?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Anarquismo, new wave...
Naturalmente. Nao foram os cobardes nem os indiferentes que ousaram mudar a humanidade.
Por isso, desobedeca coerentemente!
Sem dúvidas:
DESOBEDEÇA aos ensinadores, que dizer, à burocracia privatizadora do conhecimento: aquela casta sacerdotal que constitui as escolas e academias.
Aprenda o que você quiser, quando quiser e do jeito que você quiser. Aprenda com seus amigos.
tento seguir estes conselhos sempre que posso... Se bem que no primeiro caso não seria exactamente desobedecer, mas sim estar atento/analisar ao que dizem...
Ignorar o "ensinamento" de pessoas/professores que dizem "EU É QUE MANDO NESTA SALA DE AULAS"!!!
Creio que este post é ideal para deixar um comentário que estava a procura de espaço a algumas semanas:
Quando Carl Sagan( http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan ) ou Stephen Hawkings( http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking ) falam de ciência, tratam todos os assuntos como algo em estudo e que pode ser contrariado a qualquer momento( Vi uma conversa dos dois, gravada ao vivo, está disponível no Youtube!)... Mas alguns dos ensinadores citados no texto, dizem que o que eles estão ensinar não pode ser discutido porque está no livro... Mas os livros são criados por estes dois!!
Se se fizesse um estudo completo sobre o nível de obediência nas salas de aulas, teriamos resultados "assustadores"... Nós,estudantes( ou melhor, alunos) só nos preocupamos com o que o Professor diz ou quer que a gente entenda, porque é disso que depende o nosso futuro economico,social,profissional, etc... Quem vai nos entregar o "bendito" papel chamado diploma é ele, e por aqui, basta este papel para a vida estar minimamente resolvida!!!
Meus colegas que me perdoem, mas para mim a coisa mais detestável da escola é ouvir um deles a dizer "EU SÒ PRECISO DE UM 10 NESTE TESTE PARA PASSAR E TERMINAR O CURSO"! Se eles lessem o artigo citado aqui...
Texto interessante e partilho a mesma opiniao e analise do Elisio, particularmente quando tenho que demonstrar ao meu "Tutor" que nem tudo o que ela me diz e avalia, corresponde ao conhecimento unico e imutavel.
Saudacoes
Ze Carlos
Enviar um comentário