06 fevereiro 2010

Insegurança alimentar

As condições económicas declinaram em muitos países da África Austral em consequência da recessão mundial, provocando insegurança alimentar em muitas pessoas. Aqui. Se quer ler em português, use este tradutor, aqui.

1 comentário:

ricardo disse...

Em suma, os habitues RSA, Zambia e Malawi continuam a saber cuidar de seus assuntos domesticos. Chamo particular atencao ao exemplo do Malawi, um pais-convento vizinho de Mocambique, mas que sempre se caracterizou pelo rigor e responsabilidade que os seus governantes tem em relacao as necessidades basicas da populacao.

E um pais pobre, com uma falha sismica importante a atravessa-lo de les a les, mas que nao deixa seu povo morrer a fome e ainda exporta uma parte importante da sua producao de Milho que alimenta o Zimbabwe, a precos "de amigo". Mas nao so (http://www.sokwanele.com/thisiszimbabwe/archives/924)...

E este Malawi que tem o melhor programa de mitigacao do HIV/SIDA da Africa Austral e possivelmente do proprio continente, onde se combina a medicacao da ajuda internacional, com um suplemento nutricional, contando exclusivamente com produtos produzidos no Malawi. Ele tem estado a formar activistas/nutricionistas de toda a SADC para melhor responder as taxas de incidencia na populacao rural, afinal, a maioria da populacao de Africa. Um feito notavel.

Mocambique, deveria cooperar com o pequeno Malawi construtivamente. E nao, a mando de interesses individuais, impedir que o porto Fluvial deste pais fosse acedido pelo Zambeze. Um erro que nos vai custar caro.