10 fevereiro 2010

O drama dos jornalistas que tentam contactar Afonso Dhlakama

Segundo o "O País" online de hoje, jornalistas que contactam ou tentam contactar em Nampula o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama (na imagem), têm sido intimidados e ameaçados pela polícia que guarnece a sua casa e as ruas de acesso. O jornal refere explicitamente o caso do jornalista Nelson Carvalho, correspondente do semanário "Savana". Aqui.
Pergunta: o que pensam os leitores desta situação?
Adenda às 9:50: as páginas 4 e 5 do "Canal de Moçambique" de hoje estão ocupadas com uma entrevista dada por Dhlakama, na qual este reitera que as manifestações de repúdio dos resultados eleitorais de Outubro do ano passado serão levadas a cabo. Extracto: "Mas quero garantir que as manifestações serão feitas dentro deste ano de 2010 e quando chegar o dia ou a faltarem dez dias nós vamos meter os requerimentos para avisar a administração local e a Polícia"(p. 5).

2 comentários:

ricardo disse...

O reforço da Política de Cancela e das Guias de Marcha em Nampula.

Recordemo-nos, de ha dois anos, quando uma reportagem da STV que quase teve a sua camera apreendida por uma sra. da OMM "porque estavam a filmar Nampula sem autorização das autoridades competentes". Imagino o que não será perante o chefão da oposição!

Também nos mostra que, depois de Marracuene, um admirável mundo novo surge ante nossos olhos esbugalhados.

Sir Baba Sharubu disse...

Let's hope that no journalist is wounded or killed by the police, while working to better inform the citizens of Mozambique.