Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Em suma, os habitues RSA, Zambia e Malawi continuam a saber cuidar de seus assuntos domesticos. Chamo particular atencao ao exemplo do Malawi, um pais-convento vizinho de Mocambique, mas que sempre se caracterizou pelo rigor e responsabilidade que os seus governantes tem em relacao as necessidades basicas da populacao.
E um pais pobre, com uma falha sismica importante a atravessa-lo de les a les, mas que nao deixa seu povo morrer a fome e ainda exporta uma parte importante da sua producao de Milho que alimenta o Zimbabwe, a precos "de amigo". Mas nao so (http://www.sokwanele.com/thisiszimbabwe/archives/924)...
E este Malawi que tem o melhor programa de mitigacao do HIV/SIDA da Africa Austral e possivelmente do proprio continente, onde se combina a medicacao da ajuda internacional, com um suplemento nutricional, contando exclusivamente com produtos produzidos no Malawi. Ele tem estado a formar activistas/nutricionistas de toda a SADC para melhor responder as taxas de incidencia na populacao rural, afinal, a maioria da populacao de Africa. Um feito notavel.
Mocambique, deveria cooperar com o pequeno Malawi construtivamente. E nao, a mando de interesses individuais, impedir que o porto Fluvial deste pais fosse acedido pelo Zambeze. Um erro que nos vai custar caro.
Enviar um comentário