26 abril 2009

Jacob, o "zulu"


Tem sido frequente na imprensa internacional salientar a natureza zulu do futuro presidente sul-africano Jacob Zuma. Entre nós, pela pena do jornalista José Sixpence, o semanário "Domingo" de hoje não ficou atrás, como o recorte da imagem em epígrafe ilustra (p. 12). Colando ao zulu o estatuto de polígamo, obtém-se um quadro ainda mais folclórico, como aqui. Já agora, recorde aqui e aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

as manifestacoes de superioridade etnicas estao de volta 'a Africa.pelo menos 'a Africa Austral, algo que parecia ter sido ultrapassado pelo nacionalismo.

Gostaria de saber se os Machanganas sao a maioria em Mocambique? alguem me pode responder?

o Jornal domingo parece seguir essa linha de pensamento etnico. o que me faz pensar que o posicionamento do Jornal Domingo seja para capitalizar o factor etnico a favor da FRELIMO. e faz todo o sentido se de facto os Machanganas forem a maioria.

caso contrario o Jornal Domingo podera estar a dar um tiro nos proprios pes.

Carlos Serra disse...

A maior parte dos nossos enunciados são "substancialistas", é o modo de pensamento espontâneo na vida social, o meu, o seu, o nosso. A construção de categorias é uma condição prévia a todo o pensamento e a toda a acção. O título da imagem é, tb, o de muitos outros jornais, é a convicção da maior parte de nós. Finalmente, não creio que a ideia do jornalista fosse a de transpor a leitura étnica para o nosso país e a de politizar.

Anónimo disse...

Obrigado Professor,

E, as minhas desculpas ao Jornal Domingo por eu ter pensado de meneira errada e talvez ate perversa.

Reflectindo disse...

Como posso ler o que o jornalista José Sixpence escreveu? Interessa-me bastante.

Carlos Serra disse...

O texto é grande, em duas páginas e infelizmente não o tenho via email. Perdoe-me.

Sir Baba Sharubu disse...

Lula will attend Zuma's inauguration, on May 9.

Reflectindo disse...

Obrigado,Prof Serra!

Kanyoza disse...

Prof.,

Quem sabe!!..depois de muitas provacoes e quase privado a presidencia Zuma venha dirigir bem Africa do Sul. Ele nao estudou como Mbeki, mas para liderancas africanas ou politicas no mundo estudar conta mesmo??? Marcelo Caetano foi eximio constitucionalista, mas pessimo governante. Kumba Yala, com tantos titutos academicos, foi uma desgraca na presidencia, e tantos outros.

Poligamia ou etnia tambem pode nao contar muito. O que conta sao os ingredientes de assessorias "escova" ou nao, conselheiros polidores ou nao...o resto a maioria das liderancas africanas sao poligamos, mas nao dizem publicamente.

Conhece-se Zuma como poligamo e zulu e nao ha camuflagem nisso. Mas os outros...os limpos..que os comprem com votos quem os conhece.