15 abril 2010

Santos de casa não fazem milagres? (4)


Avanço um pouquinho mais na série.
Hipótese cheia de mistérios alegóricos: colocar o joelho em terra diante dos deuses estrangeiros parece ser uma característica das sociedades pobres que desejam aproximar-se das glórias dos países ricos ou mais ricos, nem que seja por momentos, por uma gloriosa, vibrante e catárquica tarde de futebol. Mecanismo de compensação que cauteriza mágoas e premeia anseios. Nesse contexto, sempre parece melhor saborear o milho importado do que semeá-lo pacientemente, com suor local.
(continua)

3 comentários:

Abdul Karim disse...

Vamos semear o milho,

Mais uma vez, com trabalho e suor local,

Mais uma vez, construiremos o sonho,

E desta vez, vamos proteger o milho, das pragas de insectos devoradores.

ricardo disse...

Ja diz o ditado que a galinha do vizinho e sempre melhor que a nossa.

So que, no nosso caso, ate se justificaria, se isso nos levasse ao caminho certo. Portugal, em 1966, chegou ao 3o lugar pela mao de um brasileiro. Ja recentemente, no Alemanha 2006 chegou ao 4o lugar, tambem pela mao de um brasileiro. Portanto, o estimulo "estrangeiro" tem sido benefico no caso luso.

Portugueses no comando da seleccao das Quinas, tivemo-los e muitos. O que la esta agora tambem e, mas com ele, Portugal joga nos play-offs. E como veremos, no Mundial 2010, e bem capaz de disputar a qualificacao com a Coreia do Norte.

Em toda Africa, raras sao as seleccoes que contam com prata da casa no comando. E por uma razao fundamental. E que os estrangeiros sao muito mais "independentes" da carga impura local, que os nacionais. Porque tem a prerrogativa de dizer BASTA quando a mostarda lhe sobe ao nariz, o que obriga a uma maior acuidade de quem mexe nos cordelinhos do futebol.

Como nos revelou Martin Nooij...

ZE CARLOS disse...

Professor:
estive recentemente no Cairo a treinar a equipa do Al Dakhleya Roller Hockey Club, equipa campea egipcia em hoquei em patins, por 12 dias, tendo em vista a participacao no Campeonato Africano de Clubes a realizar-se a partir de 20 Julho/10 na Africa do Sul; como tecnico mocambicano, considero-me um exemplo de como outros Paises procuram no estrangeiro os melhores tecnicos para treinarem as suas equipas; tendo sido Campeao Africano e Seleccionador de Africa foram factores predominantes na escolha pelos egipcios, poderosos em Africa no Desporto, como o tecnico preferencial, apesar de existirem muitos melhores tecnicos em Espanha, Argentina e Portugal; mas mesmo assim, Mocambique tem procurado tecnicos estrangeiros para orientarem a Seleccao Nacional nos Mundiais do Grupo "A", pois ainda nao se lembrou que afinal ha tecnicos nacionais que sao reconhecidos exteriormente e que podem orientar a Seleccao Nacional; tenho o meu blog "O meu bairro ferroviario" onde descrevi essa experiencia recente; por outro lado os jornais em Maputo nem sequer fizeram referencia a esta participacao, assim eh mesmo dificil implementar a auto-estima........
Saudacoes
Ze Carlos