Pessoas armadas com paus, catanas e outros instrumentos contundentes saquearam o centro de saúde de Nabúri, distrito de Pebane, província da Zambézia. Um contingente da polícia foi enviado para o local. A situação agora é descrita como normalizada. Segundo uma fonte policial, o saque ocorreu semana passada. Segundo uma fonte jornalística, ocorreu hoje. O saque tem a ver com a convicção de que a cólera foi intencionalmente introduzida na área (jornalista do "Diário da Zambézia" via telefone hoje; Rádio Moçambique, noticiário das 21 horas).
Adenda: recordar a minha postagem de ontem a propósito do saque do centro de saúde de Macorojosa, distrito de Moma, província de Nampula, aqui.
1 comentário:
Alguma coisa anda errada neste pais. Ha dias ouvi uma noticia segundo a qual um grupo de pessoas da comunidade de Canda em Gorongosa destruiu antenas de comunicacao e respectivos paineis alegadamente porque estas (antenas) estavam a "impedir a queda das chuvas". Segundo a mesma fonte este grupo tera tambem espancado o regulo por alegadamente ter autorizado "os brancos" a montar as referidas antenas. Pelo que sei, apesar de se conhecerem as pessoas ninguem foi preso. Diz-se ate que o Administrador foi para la apasiguar a situacao. Quer dizer, em vez de prender vai apaziguar..... Agora vem mais uma vez a historia da colera... Isto revela simplesmente que as estruturas de base (administradores, directores, chefes do posto, localidade e ate os regulos) estao a trbalhar mal. Ao invez de anderem em politiquices deveriam se empenhar mais na educacao das pessoas, em impor as leis e fazer respeitar as regras.Parece que neste pais as comunidades so tem direitos porque ha o medo de impor as leis e obrigacoes principalmente quando as eleicoes estao proximas....
Enviar um comentário