Na última página do semanário "Savana" existe uma coluna de ironia - suave nuns casos, cáustica noutros - que se chama "À hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Segue-se um extracto reproduzido da edição 1188, de 14/10/2016, disponível na íntegra aqui:
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Mais um projecto para a lista de contrapartidas "generosamente" elegíveis pelo gigante asiático na sua descoberta do caminho para os abundantes recursos africanos?
PS: Volvidos mais de 7 séculos também os africanos descobriram o caminho marítimo para Europa através do Mediterrâneo. Morre-se mais do que se alcança a outra margem onde uma escravatura mais digna nos espera. Ai, por que caminhos nos leva a independência...
Enviar um comentário