04 outubro 2016

Da palavra majestática

Gerir poder significa várias coisas, entre as quais gerir espaços, traje e palavras de um certo tipo. Gerir espaços significa que o poder da palavra depende da demarcação clara da verticalidade social. Assim, um palanque, um estrado, qualquer coisa, enfim, que coloque o proprietário da palavra majestática em lugar de destaque, tornando definitivo e visível a palavra sagrada. Mas o traje também é fundamental. Quando mais solene, distintivo, melhor, mais propício ao convencimento e à adesão. No caso científico, por exemplo, as vestes talares, de origem religiosa, são de regra obrigatória em cerimónias especiais de fala e desfile. Finalmente, temos a palavra apurada, distante do linguajar popular, plena de altitude soberana, de comedimento, de rigor científico.

1 comentário:

nachingweya disse...

Bom dia 4 de Outubro, durante vinte anos consecutivos , Dia da Paz. A paz suspensa pela incapacidade político-administrativo-institucional de integração dos moçambicanos.
Era hoje que a Sociedade Civil devia- se mostrar contrária à feriados cosméticos, indo trabalhar uma vez que não há nenhuma paz para celebrar.
Eu vou trabalhar ainda que me chamem insurrecto! Vou trabalhar porque não estou em paz! Vou trabalhar mesmo que me tomem por grevista.