Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
30 junho 2016
Manica: Renamo ataca e fere 20
Homens e mulheres em si?

29 junho 2016
SB avaliou economia de Moçambique
Homens armados da Renamo atacam, colocam troncos na estrada e roubam
Adenda às 19:31: no seu jornal da noite, a "Rádio Moçambique" reportou que quatro homens armados da Renamo incendidaram hoje seis casas no povoado de Amamba [nome a confirmar, CS], distrito de Chibabava, província de Sofala, inluindo a do secretário local. Segundo uma fonte policial, provavelmente a intenção seria a de assassinar o líder comunitário, mas este e os habitantes locais aperceberam-se da chegada dos homens armados e abandonaram o povoado.
Agricultura do poder
28 junho 2016
Zimbabwe, Moçambique e Renamo

Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [14]
Ensinar a ser pensado

27 junho 2016
Seca e fome afectam milhões de pessoas na África Austral

No "Savana" 1172 de 24/06/2016, p.19
26 junho 2016
Saiba sobre Moçambique
Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [13]
Um blogue, creio que guineense, ostenta a foto abaixo:
Um terceiro portal não ficou atrás [confira também aqui] e fez uso da sofisticada foto abaixo, que nada tem a ver com Moçambique:
Um quarto portal decidiu juntar à notícia dos 120 corpos o que chamou "foto de arquivo", como segue:
Para ilustrar a notícia dos 120 corpos, os autores de um quinto portal encontraram na internet a "foto de arquivo" com os ossos que consideraram adequados, como segue:
Finalmente, prestem agora atenção à foto [creio ser sul-americana] que se segue, colocada num portal cujo autor escreveu ser "um jovem estudante, blogueiro e amante da internet":
Observação amena: os utilizadores das fotos em epigrafe, cada um à sua maneira, certamente tiveram em vista fazer uma introdução ao escândalo do horror. Para citar Roland Barthes: "A fotografia literal é uma introdução ao escândalo do horror, não ao próprio horror" [Fotos de choque, in Mitologias. Lisboa; Edições 70, 1973, p.140]
25 junho 2016
Moçambique faz hoje 41 anos

Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [12]
"À hora do fecho" no "Savana"


24 junho 2016
Seleção temática
Assim, por exemplo, no dia 23 deste mês, a propósito da intervenção da Procuradora-Geral da República na Assembleia da República, a agência noticiosa portuguesa "Lusa" produziu uma peça na qual reportou que "A procuradora-Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, afirmou hoje que a sua instituição vai agir com celeridade possível na averiguação de eventuais ilícitos criminais no caso dos empréstimos que o Governo moçambicano contraiu secretamente." Aqui.
Por sua vez, também no dia 23 e a propósito da citada intervenção, a "Agência de informação de Moçambique" produziu uma peça na qual deu conta que "Agostinho Vumba, outro deputado da Frelimo, disse que de Outubro de 2015 até o presente, a Renamo protagonizou 107 ataques no país, que resultaram em 40 mortos e 79 feridos graves. Afirmou que a maioria dos ataques ocorreram nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia, na região centro e em Nampula no norte, apontando que também houve seis ataques em Inhambane, e dois em Gaza, estas duas últimas províncias na regiao sul." Aqui.
23 junho 2016
Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [11]
22 junho 2016
Novo ataque da Renamo
Adenda às 18:21: recorde aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Negócios em Moçambique
Do campo à cidade

21 junho 2016
Uma opinião
Adenda: sobre a dívida do país, tema da primeira parte da crónica de Vieira, recorde neste diário a posição de Gabriel Muthisse, aqui.
Adenda 2 às 19:43: o ex-Presidente da República, Joaquim Chissano, pediu aos Moçambicanos para terem calma e não enveredar por conclusões precipitadas sobre a dívida do país, colocando a carroça à frente dos bois [sic], é necessário que as pessoas que trabalham no assunto o façam em condições de calma - "Rádio Moçambique", jornal da noite das 19:30.
Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [10]
________________________________________
*O que algumas pessoas consultaram foi o resumo de um livro que surge não como sendo da ONU em si mas como sendo do "United Nations Rapporteur" (=relator das Nações Unidas). Esse resumo mostra que não existe acordo sobre o que é vala comum. Já agora e sobre vala comum, sugiro leia este texto aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)