17 junho 2016

Um "pedaço da Índia" em Moçambique

Segundo o "macauhub", a Índia quer construir em Moçambique (e também no Irão) uma "Zona Económica Especial Inversa". O que é isso? Resposta: “Zona Económica Especial Inversa” é, na perspectiva indiana, uma área organizada num país terceiro para abastecer as indústrias indianas de matérias-primas a baixo custo e isentas de direitos de importação, ou seja a constituição de um “pedaço da Índia” num país onde há acesso fácil a matérias-primas." Aqui.
Adenda às 08:53 de 18/06/2016: recorde neste diário esta postagem aqui.
Adenda 2 às 18:32 de 18/06/2016: para um exemplo industrial de iniciativa moçambicana confira aqui.

3 comentários:

nachingweya disse...

"Como se explica que um país rico em grafite é riquíssimo em madeira não consiga produzir um lápis? E como tal país poderá produzir gente que utilize esse lápis?" Está eloquente indignação é atribuída ao escritor Nelson Saute numa recente reunião. Eu subscrevo. No entanto, a resposta está neste conceito indiano. Uma espécie de cooperação colonizante a que muitos dos nossos iluminados chefes aplaudirão e contratarão em troca de não-se-pode-saber-o-quê.
Eis quem somos!x

Sir Baba Sharubu disse...

Nachingweya escreveu: "Uma espécie de cooperação colonizante a que muitos dos nossos iluminados chefes aplaudirão e contratarão em troca de não-se-pode-saber-o-quê."

MOZ ainda não tem a força naval adequada para proteger os seus quase 2500 KM de costa.
Corrigir esta perigosa lacuna vai levar tempo e custara muito dinheiro. Até la, a India, que tem uma importante força naval no oceano Indico, poderia cooperar na protecção da costa MOZ.

ricardo disse...

A India esta apenas a ser coerente com os seus objectivos. Muito mais do que a China e o Ocidente o seriam para o mesmo proposito...

Mas a sinceridade por vezes choca.