Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
31 julho 2015
Quatro novos números de "Cadernos de Ciências Sociais"
Curto-circuito da razão na Escola Secundária de Nampula [2]
Democracia

30 julho 2015
Curto-circuito da razão na Escola Secundária de Nampula [1]
No "Diário de Moçambique" digital de hoje: "Dados disponíveis indicam que tudo aconteceu quando um estudante da sala 8, localizada no primeiro andar de um dos blocos daquela escola, se assusta, alegando ter visto uma explosão, o que provocou agitação, incluindo da própria professora, que se encontrava a controlar a prova. [Na ocasião, os alunos e a professora puseram-se a correr de um lado ao outro clamando por socorro contagiando o resto das turmas e da escola, numa altura em que a concentração se exigia." Aqui.
No "Wamphula Fax" digital de hoje: "A nossa reportagem, que se deslocou à ESN não conseguiu qualquer testemunho entre os alunos que prestavam provas nas salas dos dois pisos superiores do edifício, que pudesse dizer algo sobre o suposto circuito eléctrico na respectiva instalação."
Adenda às 08:03: de acordo com uma fonte digna de crédito com quem contactei há momentos, terá havido um curto-circuito em dois quadros de derivação [não no principal] e, segundo testemunhas, não foi seguido de incêndio, mas do cheiro forte a queimado que se propagou por alguns corredores. Uma equipa da EDM trabalha para apurar as reais causas do curto-circuito. Não há registo de fatalidades e o governo provincial monitora de perto a situação. A escola encerrou a actividade lectiva, retomando-a em princípio na próxima segunda-feira.
Adenda 2 às 10:23: nada prova que tenha havido uma explosão tal como se defende no portal da "Rádio Moçambique", aqui.
Adenda 3 às 17:44: A página no facebook do "@Verdade" refere ter havido uma "explosão de um quadro de energia eléctrica num dos edifícios da Escola Secundária de Nampula". No último parágrafo do texto refere ter havido um incêndio. Aqui.
Adenda 4 às 14:45 de 01/08/2015: segundo a "Lusa", "A fuga deu-se na sequência do rebentamento do quadro eléctrico da escola, devido a um curto-circuito, numa altura em que se encontravam no estabelecimento cerca de três mil alunos a fazer testes." Aqui.
Informados e formados
Racismo religioso

O esquecimento como solução

29 julho 2015
Fungulamaso perante mísseis ideológicos
Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações." (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p.6)
Xenofobia e shangaanfobia: história e estereótipos na África do Sul e em Moçambique [25]

Vigésimo quinto número da série. Termino o sexto ponto do sumário proposto aqui, a saber: 6. Sobre o ataque a lojas de comerciantes em Moçambique e África do Sul. Escrevi no número anterior que a loja é o repositório de dois fenómenos: primeiro, é lá onde estão os espécimes apetecidos de consumo, variedade e fartura; segundo, é lá onde é suposto estar não o proprietário do solo, mas o proprietário móvel das coisas que vão e vêm, da volatilidade, é lá onde estão os sinais ao mesmo tempo próximos e distantes do "estrangeiro". Por hipótese, deve ser dessa maneira, consciente ou não, que em situações de desencanto e de privação social a loja é produzida no imaginário popular. Na verdade, por trás de um acto criminoso esconde-se, ao mesmo tempo, a apetência pelo consumo e pelo nivelamento social e o protesto contra o "estrangeiro" em sua volatilidade.
28 julho 2015
Desinformação e pseudoinformação

27 julho 2015
Prismas
China maior credor de Moçambique
No "Savana" 1124 de 24/07/2015, p.19

Representações sociais politizadas
26 julho 2015
25 julho 2015
"À hora do fecho" no "Savana"


24 julho 2015
Produção de definições e etiquetas

O saque da madeira
Adenda: este diário tem centenas de entradas sobre o desalmado saque da nossa madeira. Tempos houve em que abordar no país a desflorestação era considerado, por alguns cavaleiros andantes do tudo está bem, acto de lesa-pátria, exercício de macomunação com a estranja maquiavélica. Mas faz já alguns anos - especialmente desde 2011 - que se multiplicam os relatos pungentes e frontais sobre o desalmado saque florestal do país. Neste diário há desde 2007 centenas de postagens sobre esse saque, a mais recente está aqui.
Três olhos
23 julho 2015
Monopólio de heróis

22 julho 2015
Cinco doutorados no elenco de Nyusi
O elenco governativo do Presidente Filipe Nyusi possui cinco doutorados, designadamente: ministro de Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão; vice-ministro, Armindo Ngunga; ministro de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Penicela Nhambiu; vice-ministra, Leda Hugo; governador da província do Niassa, Arlindo Chilundo. Confira aqui.
Espíritos e dopamina
Adenda: leia várias postagens deste diário sobre desmaios do mesmo tipo aqui.
Messi e a oposição no Gabão

21 julho 2015
Destruição de contentores de lixo na cidade da Beira
Observação: este é um fenómeno que, pela sua envergadura, é absolutamente merecedor de estudo aprofundado.
Portugal eucaliptiza Moçambique
Adenda: em 2010 escrevi uma postagem neste diário a propósito de um texto com o título em epígrafe, reproduzido com a devida vénia daqui e a conferir aqui.
Um lançamento
Subscrever:
Mensagens (Atom)