Não há bons ou maus governantes em si. Há bons ou maus governantes consoante a eficácia das soluções adoptadas para problemas sociais. Mas não só: há bons ou maus governantes consoante a eficácia das soluções adoptadas com a participação e a anuência das comunidades, sem o que nenhuma sociedade se torna socialmente mais solidária, mais desenvolvida e mais humana. Essa é a história que a história precisa registar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
" governar bem é ter a capacidade de associar o maior volume de bem possível para a comunidade ao menor volume possível de inevitável mal "[Stuart Mill em o governo representativo]
Enviar um comentário