Reproduzido com a devida vénia daqui. A citação encontra-se no portal da Fundação da Paz Desmond Tutu, aqui. A tradução para português pode ser esta: "Se é neutral em situações de injustiça, você escolheu o lado do opressor. Se um elefante tem a pata em cima do rabo de um rato e você diz que é neutral, o rato não irá apreciar a sua neutralidade."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
É por esta razão que a omissão é também produto do processo decisório... entretanto, acção! Para mim, ser neutro, no caso concreto "do elefante que tem a pata em cima do rabo de um rato", consistiria em fazer o bem sem olhar a quem, portanto, salvar o rato (aqui se encontra excluido o factor risco).
Enviar um comentário