Parte introdutória de um texto de Roberto Laher: "Nas duas últimas décadas, uma hegemonia discursiva sobre a educação se afirmou de modo penetrante. A narrativa neoliberal demonstrou extraordinária capacidade adaptativa ao assimilar as palavras-chaves do discurso que se apresentou como a sua crítica, concentrada na idéia de “exclusão e inclusão social” e educação. [Essa hegemonia discursiva incorpora, no sentido neoliberal, formulações, palavras e imagens provenientes das lutas e da produção de conhecimento na universidade e nas entidades acadêmicas. A incorporação dessas expressões ressignificadas confere ao discurso hegemônico uma embalagem “progressista”, dita pós-neoliberal, e amplia a sua eficácia ideológica." Aqui.
Adenda: No nosso caso, a receita fica assim: primeiro disputa-se o jogo de quem vence e perde e, depois, tempera-se o prato obtido com a palavra placebo “inclusão” ou “inclusivo”. Faz-se um comício e diz-se, formalmente, que é um “comício inclusivo”.
Adenda: No nosso caso, a receita fica assim: primeiro disputa-se o jogo de quem vence e perde e, depois, tempera-se o prato obtido com a palavra placebo “inclusão” ou “inclusivo”. Faz-se um comício e diz-se, formalmente, que é um “comício inclusivo”.
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