14 agosto 2014

Fractura social e desemprego afectivo

Há muitas crianças pedindo esmola nos cruzamentos e nas ruas da cidade de Maputo. Como há muitos adultos fazendo o mesmo. E muitas jovens prostituindo-se. E deficientes mentais. O que significa isso? Por hipótese significa que há uma fractura familiar generalizada, muitas famílias têm crescentes dificuldades de sobrevivência. Essa fractura é filha de uma fractura social global decorrente do nosso modo produção da vida. O desemprego afectivo é produto dessa fractura social. O que significa desemprego afectivo? Significa que muitas pessoas perderam o lugar e a segurança no amor, no respeito e na disponibilidade para compreensão e ajuda. Sem dúvida que é necessário promover campanhas de sensibilização tendentes a reverter semelhante estado de coisas tristes. Mas se não houver uma reflexão profunda sobre o modo de produção de vida, essas campanhas terão, apenas, o efeito precário das aspirinas.

1 comentário:

nachingweya disse...

Professor,
"Onde ninguém é proibido de ser rico" não sei se haverá muito espaço para os orgãos de soberania reflectirem sobre este tipo de desemprego.
Quando no próprio Ministério para Acção Social se gasta mais em lanches do funcionário por semana do que se define como subsídio mensal de sobrevivência aos idosos em situação de vulnerabilidade não se pode esperar qualquer especie de reintegração dos excluidos.
Falta atitude.