Quinto número da série. Permaneço no segundo ponto do sumário proposto aqui. 2. Dois paradigmas de propaganda eleitoral. No número anterior procurei situar-vos em dois dilemas: (1) o dilema dos termos e das estruturas analíticas que se mostram incapazes de explicar vitórias e derrotas eleitorais e (2) o dilema das absolutizações pelo qual se excluem as diferenças de opinião. Esses como outros dilemas servem para mostrar a prudência que devemos ter quando queremos compreender e explicar o comportamento eleitoral. Compreender e explicar o comportamento eleitoral tem provavelmente muito a ver com os "imponderáveis" mencionados no número anterior. Esses imponderáveis podem vencer os ponderáveis. Por outras palavras, no contexto desta série: uma campanha eleitoral rigorosa e fautosamente preparada pode ser vencida pelo imponderável de uma juventude de jeans. O que pretendo dizer com tão prosaica (mas complexa) expressão, juventude de jeans? Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)
1 comentário:
Pois claro, os jovens do mdm...
Enviar um comentário