25 janeiro 2013

Por que os médicos venceram? (4)

Quarto número da série. Permaneço no primeiro número do sumário proposto aqui. 1. A construção institucional do conflito. Escrevi no número anterior que um dos ângulos de visão - aquele que algumas correntes de opinião quiseram fosse o único - teve a ver com a construção institucional do conflito. O que pretendo dizer com isso? Pretendo dizer que o conflito nasceu no interior do Estado, entre os médicos como funcionários públicos e o Estado como empregador (o maior do país). O que estava em jogo nesta primeira confrontação pública desde a independência nacional? Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Série "mais".

nachingweya disse...

Por uma vez apenas desejo que o governo se antecipe aos EVITÁVEIS próximos levantamentos negociando a tempo a humanização material do trabalho.
PS quero aproveitar toda a ocasião para solicitar a instituição de um organismo de inspeção obrigatória anual das estradas. Com autoridade de encerramento das que não merecem os nossos carros e atribuição do nome- A VERMELHO - do dirigente respondente em exercício até à respectiva reparação.