23 dezembro 2011

Hoje: dois presidentes na RDC?

O candidato oficialmente vencido na presidencial de Novembro na República Democrática do Congo, Etienne Tshisekedi (foto à direita), deverá prestar hoje juramento no Estádio dos Mártires, na cidade capital de Kinshasa, depois que o candidato vencedor, Joseph Kabila (foto à esquerda), o fez no dia 20. Se o oficialmente vencido prestar juramento, como prometeu, teremos uma réplica à Jano da situação vivida nos primeiros meses deste ano na Costa do Marfim, com dois presidentes em exercício. Enquanto isso, Estados Unidos e União Europeia mantêem a acusação de que a presidencial congolesa foi marcada por graves irregularidades e que a compilação dos resultados das urnas não obedeceu às normas internacionais. Em francês aqui e aqui. Para traduzir, aqui. Em português, aqui e aqui. Recorde neste diário aqui, aquiaqui e aqui. Arranjo fotográfico da minha autoria.
Adenda às 7:01: sobre a situação humanitária no país após a eleição, uma posição da Cáritas, em espanhol aqui, em português aqui.
Adenda 2 às 15:18: segundo a BBC, o exército bloqueou a entrada num estádio onde Tshisekedi pretende prestar juramento, aqui.
Adenda 3 às 15:51: impedido de sair de casa pela polícia, Tshisekedi prestou juramento em casa. Em francês aqui.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, não há crise nunca, a malta sabe inovar. Por quê não 3, 7 ou uma centena? Pois é pois é.

Paulo disse...

Dimantes...

TaCuba disse...

Mas que grande cena esta!!!

izumoussufo disse...

Os diamantes não chegam para todos...